Notícia no Ato

Em projeto inédito no Brasil, PJSC fornece notícias diárias para 140 rádios do Estado

Todos os dias, 140 emissoras de rádio, de norte a sul do Estado, divulgam as principais notícias sobre as decisões, projetos e campanhas do Poder Judiciário de Santa Catarina. Quem está à frente deste projeto, inédito no Brasil, é o jornalista Marcelo Fernandes Corrêa, integrante do Núcleo de Comunicação Institucional (NCI). É dele a voz da Justiça nas rádios catarinenses.

As matérias são produzidas pela equipe da Assessoria de Imprensa do TJ, em seguida transformadas em matérias para as rádios e enviadas em áudio, já prontas e editadas.

Um dos desafios para quem trabalha com comunicação no Poder Judiciário é aproximar a instituição das pessoas, mostrar como ela funciona e como, por meio dela, os conflitos são resolvidos – e muitas vezes evitados. Outro desafio é traduzir termos e conceitos jurídicos para uma linguagem que todos entendam.

“Este trabalho, realizado por toda a equipe, é fundamental para que as pessoas conheçam o papel do Judiciário e saibam como a Justiça catarinense, uma das mais produtivas do país, é eficiente e preparada”, diz Marcelo.

A muitas destas rádios o jornalista envia dois boletins por dia. A matéria-prima dessa produção é o Portal de Notícias do TJ, no qual são publicadas, em média, 10 matérias por dia. Nenhum outro tribunal do país publica tantas notícias diariamente. Toda essa produção é comandada pelos jornalistas Fabrício Severino e Ângelo Medeiros.

O Poder Judiciário catarinense conseguiu, apenas em maio, de mídia espontânea, espaço nos jornais, rádios, TVs e portais que, se fosse comprado por meio de publicidade, custaria 8 milhões de reais. Não custou nada e 95% do teor das notícias foram positivos.

A colaboração com as rádios funciona assim: Marcelo envia um “Cardápio de Notícias” para uma lista de transmissão via WhatsApp, as emissoras escolhem as notícias que lhes interessam e baixam os áudios pela internet.  São 20 emissoras no norte do Estado, 27 emissoras no Sul, 13 no Leste, 33 no Oeste, 29 na Serra e 17 no Vale do Itajaí.

“É um trabalho conjunto, feito por jornalistas profissionais, experientes, que sabem quais histórias são de interesse público e sabem como contá-las de forma clara e objetiva”, conclui Marcelo.

Interessados em receber os boletins podem fazer contato diretamente com o jornalista Marcelo Fernandes Corrêa, pelo telefone (48) 99681-6167.

NCI/TJSC

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!