Notícia no Ato

Maio Amarelo busca conscientizar motoristas do agora e do amanhã

O movimento Maio Amarelo, mês de conscientização e atenção pela vida no trânsito, foi oficialmente aberta em Lages no dia 3 de maio com a realização de uma sessão especial no Plenário Nereu Ramos da Câmara de Vereadores. Com o lema “Nós Somos o Trânsito”, a iniciativa tem o apoio do poder público municipal, Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), órgãos de saúde, a sociedade civil organizada, instituições de ensino, empresas da área, meios de comunicação, entre outros que somam mais de 30 entidades.

Proponente da sessão, a vereadora Aida Hoffer (PSD) destaca que este é o momento do assunto ser colocado em pauta visando a conscientização e o amplo debate da questão. “O Maio Amarelo tem um papel fundamental para alertar a população em prol de um trânsito mais seguro e com menos acidentes. Um tema urgente, que exige de todos nós consciência e ação. Sua vida não precisa estar em jogo”, disse.

Gerente da unidade Lages do SEST/Senat, Renato Macedo apresentou dados que mostram a dimensão dos acidentes, mortes e o montante pago em indenizações de trânsito, além de elencar ações que serão desenvolvidas ao longo do mês na cidade e na região, com foco na conscientização do motorista atual (com blitz educativas, palestras em empresas e entidades da área, distribuição de panfletos), na capacitação do motorista do amanhã (com visita às escolas e a execução da pista educativa para os pequenos) e em ações institucionais diversas que pretendem alcançar mais de 21 mil pessoas ao longo do mês.

Coordenador interino da Diretran, Rogério Juary Gonçalves de Almeida ressaltou em sua fala que os acidentes não acontecem simplesmente, mas são frutos de ações inadequadas e arriscadas, como imprudência, alta velocidade, ultrapassagem proibida, embriaguez, falta de cinto de segurança, uso do aparelho celular ao dirigir, desobediência ao sinal vermelho no semáforo, descumprimento nas preferenciais, etc. “Somos todos nós responsáveis pelos atos de transito e ter consciência disso é o caminho para a reversão do cenário. Consideramos normal as inúmeras vidas perdidas diariamente no transito, as sequelas irreversíveis, as famílias destruídas em decorrências destes acidentes. (…) Temos que agir pra reverter isso, não é possível assimilar tais números”, comenta Almeida.

Chefe da 5ª Delegacia de Policia Rodoviária Federal, João Paulo Hass expôs que mais de 90% dos acidentes de trânsito são causadas pelo ser humano, não sendo qualquer problema na via ou defeito no veículo, mas atitudes tomadas na hora errada, que colocam em risco as pessoas que transitam na via, como no caso das colisões frontais. “O que a gente busca é esta mudança de postura durante o ano todo, não só em maio, por isso o cuidado com o futuro motorista, pois esta mesma criança, em breve, vai estar dirigindo um carro e agora vai cobrar do pai dela que aja com uma atitude segura no trânsito”, explica Hass.

Programação Maio Amarelo – Educação de Trânsito – Diretran:

09/05 – Ceim Vila da Criança – Palestra e Pista Educativa – 9h30min

10/05 – Escola de Educação Básica (E.E.B.) Industrial – Palestra e Pista – 9h30min/14h

11/05 – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) – Palestra – 13h30min

12/05 – Sábado Amarelo – no Calçadão – 9h/17h

16/05 – Comsecon – Palestra – 14h

19h – Angeloni – Evento Cidadania – 10h/17h

21/05 – Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) – Evento Conscientização – 9h/17h

Uniplac – Palestra – 14h

22/05 – Recanto do Pinhão – Panfletagem – 19h

23/05 – Recanto do Pinhão – Panfletagem – 19h

24/05 – Recanto do Pinhão – Panfletagem – 19h

26/05 – Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Belizária Rodrigues – Palestra e Pista Educativa – 9h/11h

26/05 – Emeb Jardelina Furtado Pereira – Palestra e Pista Educativa – 13h30min/17h30min

29, 30 e 31 /05, e 1º/06 – 30ª Festa Nacional do Pinhão – Panfletagem – 20h

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário