Udesc Lages está com inscrições abertas para 5º Encontro da Saúde que acontecerá em 5 de junho

O Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, promoverá, em 5 de junho, o 5º Encontro da Saúde. O objetivo é incentivar um estilo de vida saudável entre estudantes, professores, técnicos universitários e comunidade.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet, neste link, até 4 de junho, às 12h. Os inscritos deverão levar um quilo de alimento não perecível. São oferecidas 120 vagas e será emitido certificado de 8h para os participantes.

O encontro acontecerá a partir das 8h, no Auditório Pinhão, no Prédio da Engenharia Florestal. A primeira palestra, às 9h, terá como tema “Ergonomia e sua importância na atividade agrícola” e será ministrada pelo fisioterapeuta Jacob Michels. Especialista em ergonomia, Michels é professor do Instituto Federal Catarinense (IFC), em Fraiburgo.

Às 11h, haverá palestra sobre “Saúde de agricultores expostos a agrotóxicos”, ministrada pela fisioterapeuta Aryane Evaristo, mestre em ambiente e saúde, com ênfase na relação da saúde de agricultores expostos a agrotóxicos. Ela compartilhará experiências da pesquisa sobre o tema.

À tarde, a partir das 14h, acontecerá a palestra “Agricultura familiar – um olhar sobre a saúde humana e o meio ambiente”, ministrada por Bruna Boaventura. A palestrante é graduada em ciências biológicas, mestre em ciência animal, com ênfase bioquímica e biologia molecular de hemoparasitas. É professora nas disciplinas de parasitologia, bioquímica e farmacologia.

A última palestra do evento acontece às 16h e terá como tema “Suicídio de fumicultores familiares – construções de um problema social”. A palestrante será a engenheira agrônoma Laila Drebes, professora colaboradora da Udesc .

O encontro faz parte de um projeto, criado em 2015, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da comunidade acadêmica. As atividades são organizadas pelos estudantes de Agronomia da Udesc Lages, sob a coordenação da professora de educação física, Mabel Olkoski.

Jornalista Tatiane Rosa Machado da Silva/ Udesc Lages

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário