Notícia no Ato

Moradora segue aguardando por cirurgia ginecológica

Há sete meses, a moradora do bairro Pereira Alves, em Correia Pinto, na Serra, Leila Márcia Schetz dos Santos, espera por uma notícia que nunca vem. Ela aguarda por uma cirurgia de útero pelo SUS. O procedimento é considerado de urgência, uma vez que a paciente está tendo hemorragia com frequência. O drama da moradora foi mostrado recentemente pelo Notícia no Ato.

Leila conta que, após realizar uma série de exames pagos do próprio bolso, recebeu o diagnóstico de um mioma uterino em julho do ano passado. Desde então, ela luta para conseguir uma avaliação para realizar a cirurgia. A paciente relata que, até agora, não teve nenhuma resposta das autoridades de saúde e aguarda pela realização do procedimento.

“Tenho hemorragia com frequência e muita fraqueza. Estou perdendo muito sangue. A gente liga para Secretaria de Saúde e eles só pedem para a gente esperar. Estou preocupada com toda essa demora. Preciso de uma cirurgia com urgência”, desabafa.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que tanto a avaliação quanto a cirurgia são responsabilidades do Governo do Estado. A pasta diz que está em contato permanente com a regulação do estado para resolver a situação de todas as mulheres do município que aguardam por procedimentos ginecológicos. O caso também já foi levado ao Ministério Público e o município aguarda uma audiência para resolver a situação.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!