O município de Correia Pinto, que, como os demais da Região Serrana, está preparado para prestar atendimentos à população na questão de assistência social, como prevê a titular da Pasta Nayane Ribeiro: “O Cras e Creas se adaptaram para tender as demandas apresentadas em meio à Pandemia. Assistentes sociais e psicólogos permanecem prestando atendimentos e acompanhamentos das famílias, respeitando a orientação da Secretaria Municipal da Saúde. Já o Grupo SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (Crianças e Adolescentes) seguem suspensos, assim como os grupo sócio-educativos”, observou a secretária reiterando ainda que, “os serviços e atendimentos que seguem normalizados são os seguintes: O Cras e Creas, atendem preferencialmente via contato telefônico, através do número 3243-3842 (Cadúnico/Bolsa Família). O Crs e Creas atendem normalmente; porém, via telefone, whatzap e facebook. Já o BPC/LOAS, seguem suspensos os encaminhamentos e apenas são fornecidas orientações com Assistente Social do Cras pelo telefone. Em relação às Cestas Básicas foi organizada uma força tarefa para atender as demandas de auxílio alimentação e quatro assistentes sociais realizam avaliação diariamente para concessão. Enquanto as psicólogas permanecem disponíveis para acolhimento, cujo contato pode ser através de telefone caso necessitem. Os demais profissionais foram remanejados e auxiliam nas confecções de máscaras de tecido que serão distribuídas à população, e também acompanham na questão do Auxílio Emergencial do Governo”, frisou Nayane Ribeiro, Secretária de Assistência Social de Correia Pinto.
Regularização Fundiária e Módulos Sanitários
Uma das bandeiras que estão sendo empunhadas pela Secretaria de Assistência Social de Correia Pinto é a questão do Processo de Regularização Fundiária dos Moradores da Cohab V, bairro Nossa Senhora Aparecida e Coahab I do bairro São João. São várias etapas a serem cumpridas até à finalização; porém, há uma disposição de se chegar à conclusão do processo que está em andamento. Na questão de Módulos Sanitários Domiciliares são 37 banheiros aprovados pela Funasa. Nove já foram concluídos e aprovados, e 10 estão em fase de construção para aprovação. A Secretaria Municipal de Assistência Social recomenda: FIQUE EM CASA SE PUDER, caso necessite entre em contato através dos telefone e páginas do Facebook da SMASH Correia Pinto e Cras Correia Pinto. Eis os telefones: Smash e CadÚnico/Bolsa Família; 3243-3842. Cras – 3243-2038/CREAS – 3243-3143
Relato da Assistente Social Jaqueline Kruger:
“O país vem enfrentando uma grave crise econômica provocada pelo avanço da pandemia do Covid 19. As medidas implementadas de isolamento social para impedir o avanço do vírus, provocaram a interrupção das atividades normais das pessoas, desmobilizando os recursos. Dessa forma, houve um impacto negativo não só na saúde, mas, também, em outros setores de igual importância do país como a área econômica e social. A assistência social é uma área que trabalha as necessidades sociais da população, mais particularmente, ela atende grupos que estão em situação de vulnerabilidade social. Um dos objetivos é melhorar a qualidade de vida desses grupos, seja em decorrência de violência, abandono, desemprego, trabalho infantil entre outros fatores que colocam em risco a sobrevivência e bem-estar humanos. Com isso, A Secretaria de Assistência Social do município de Correia Pinto, desempenha diversos trabalhos para suprir tais necessidades, uma delas é a concessão de benefícios eventuais de alimentação, auxílio funeral entre outros.
Dezenas de famílias, que já não tinham um meio segundo de sobrevivência, pois grande parte dos munícipes correiapintense que são atendidos pela assistência social trabalham de forma autônoma ou estão desempregados, houve um aumento significativo de concessões de benefício eventual de alimentação. O que antes da pandemia eram concedidas mensalmente entre 30 a 40 kits alimentação – cesta básica -, hoje, após o isolamento social, dobrou o número de família a procurar o serviço para solicitar tal benefício. Nos últimos 45 dias foi efetuado a comprar de mais 140 cestas básicas para atender a população vulnerável. Importante salientar que, os recursos empregados para investimento em benefícios eventuais são recursos próprios do município. Não há uma contrapartida do Governo Estadual ou Governo Federal e todas as concessões são realizadas após avaliação social, pela assistente social, buscando a seriedade e equidade nos atendimentos. Mesmo desempenhando um trabalho significativo para a garantia de direitos da população, considera-se como um dos desafios para a Assistência Social, nos dias de hoje, a construção de uma rede profissional de assistência, com financiamento adequado para a garantia de serviços de qualidade que possam aprimorar a qualidade de vida dos grupos vulneráveis e um desenvolvimento local integrado de forma a responder de forma efetiva aos desafios demográficos, econômicos e sociais do Brasil.”