Lages vai receber, fruto de emenda da deputada federal Carmen Zanotto, mais 120 câmeras de videomonitoramento. Com isso, a cidade passará a contar com cerca de 200 câmeras em funcionamento. A iniciativa da parlamentar é muito importante, pois contribui para redução da criminalidade no município, porém, é necessário uma melhor estrutura para prevenir os crimes, sobretudo furtos e arrombamentos que vêm ocorrendo com frequência na cidade.
O Notícia no Ato apurou que, na central de videomonitoramento da Polícia Militar em Lages, existem apenas seis agentes atuando no local por turno. Esse grupo se reveza no atendimento do 190 e nas câmeras, ou seja, falta gente para cuidar, exclusivamente, das imagens capturadas pelas câmeras. Entende-se de que havendo uma equipe específica para “não tirar os olhos” das telas, é possivel identificar, em tempo real, pessoas suspeitas nas ruas para acionar a polícia imediatamente.
Outra questão que cabe uma reflexão é em relação às condições técnicas das câmeras. Não se sabe, por exemplo, se esses aparelhos têm recebido, periodicamente, serviços de manutenção para que tenham um bom funcionamento. A comunidade entende que, para se ter uma resposta mais rápida na resolução dos crimes, é preciso que o serviço de videomonitoramento da cidade funcione perfeitamente.
Foto:Divulgação redes sociais