Notícia no Ato

Vereadores mirins conhecem a estrutura e o funcionamento do Poder Judiciário em Lages

Antes mesmo de tomar posse, os 16 vereadores mirins da Câmara de Lages estiveram no Fórum da comarca local para conhecer a estrutura e o funcionamento do Poder Judiciário. Na mesma proposta, os jovens legisladores visitaram a Prefeitura para saber mais sobre o Executivo, na sexta-feira (5).

Quem recebeu os visitantes no Fórum Nereu Ramos, único catarinense presidente do Brasil, foi a chefe de secretaria do Foro, Yonara Zeschau Schimitz Silva. À comitiva foi explicada como são as atividades desenvolvidas pelos servidores para atender as demandas da sociedade. Eles foram ao gabinete do juiz, à sala de audiências e ao cartório.

No Salão do Júri, a turma de vereadores mirins, formada por estudantes eleitos em sete escolas municipais, seis privadas e um colégio militar, aprendeu o que é e como funciona uma sessão de julgamento. “Todos foram muito participativos, curiosos e fizeram diversos questionamentos. No tocante à segurança, as perguntas foram respondidas pelos policiais que atuam na unidade”.

A vereadora Katsumi Yamaguchi, que acompanhou os jovens edis, diz que essa atividade de introdução aos Poderes Judiciário e Executivo faz parte da preparação para o ingresso ao Legislativo. “Na Câmara, eles terão acesso ao Regimento Interno, Lei Orgânica e à Constituição Mirim, constituições infantis recebidas do Senado”.

Muitos dos visitantes não conheciam o Fórum. “Foi uma experiência bem positiva, pois fizeram várias perguntas e tiraram dúvidas. Eles conseguiram compreender o papel do Judiciário nos encaminhamentos e, principalmente, no ordenamento do nosso Estado, e isso é muito importante. Tenho certeza que a visita irá contribuir com a experiência de atuação deles na Câmara e, futuramente, quando se tornarem nossos representantes, caso assim desejem”, conclui a legisladora.

A posse dos vereadores e bombeiros mirins ocorre nesta quarta-feira (10/05), a partir das 19h.

Taina Borges – NCI/TJSC – Serra e Meio-Oeste – Foto: Câmara de Vereadores

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!