Notícia no Ato

Primeiros-socorros na escola: capacitação permanente

Estamos reafirmando o compromisso da participação de professoras e professoras no treinamento que garante uma maior segurança dos nossos alunos em situações de emergência

A Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria Municipal da Educação, continua promovendo a capacitação em primeiros socorros dos profissionais da educação do município. A atividade contempla a Lei Lucas (Lei Federal 13.722, de 4 de outubro de 2018). A formação está acontecendo nas dependências da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac).

O trabalho envolve noções básicas sobre diferentes temas, como parada cardiorrespiratória, crise convulsiva, obstrução de vias aéreas e hemorragia. Durante as ações, são desenvolvidas atividades práticas e teóricas. O treinamento está sendo aplicado por técnicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

De acordo com a secretária da Educação de Lages, professora Ivana Michaltchuk, o objetivo destes encontros de educação permanente é superar os 30% de profissionais da educação previstos na legislação. A meta é contemplar 720 profissionais com o curso.
“Profissionais que atuam nas escolas precisam conhecer técnicas de primeiros socorros, afinal elas são indispensáveis em momentos de emergência, quando é necessário agir de forma rápida enquanto espera o atendimento médico especializado”, destaca a secretária Ivana.

A formação está sendo aplicada durante a hora-atividade dos docentes, um período que inclui ações de estudo, planejamento, acompanhamento e avaliação da prática pedagógica, além de aperfeiçoamento profissional. A hora-atividade está prevista em lei e é cumprida durante o expediente da jornada de trabalho.

“Portanto, a direção de ensino junto às coordenações vem reafirmando o compromisso da participação de professoras e professoras, com objetivo de fortalecer processos de educação permanente, direito também previsto em lei e que atualmente vem sendo assegurado na hora-atividade” destacou a diretora de Ensino da Secretaria, professora Andressa Alano.
O que diz a Lei Lucas

A Lei Lucas foi criada a partir de um acidente que ocorreu com uma criança de 10 anos chamada Lucas Begalli. O menino perdeu a vida em um simples passeio escolar, após se engasgar com alimento. Essa fatalidade poderia ter sido evitada se houvesse preparo sobre primeiros socorros pelas pessoas responsáveis pelo evento.

A lei obriga as escolas, públicas e privadas, de educação infantil e básica a se prepararem para atendimentos de primeiros socorros. O objetivo é garantir que todos os profissionais da educação saibam agir numa situação de emergência até a chegada do socorro especializado.

Texto e fotos: Adecir Morais

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!