O tema envolveu professoras, professores, equipes diretivas, crianças e estudantes, que promoveram uma série de ações pedagógicas, culturais e artísticas para celebrar a data
O Dia dos Povos Indígenas, celebrado no último dia 19, foi destaque nas unidades municipais que compõem o Sistema Público Municipal de Educação de Lages. O tema envolveu professoras, professores, equipes diretivas, crianças e estudantes, que promoveram uma série de ações pedagógicas, culturais e artísticas para celebrar a data, ressaltando a história e cultura dos povos ancestrais.
A realização das atividades, conforme preconiza a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), trouxe a temática dos povos indígenas favorecendo o reconhecimento da diversidade e das diferenças dos grupos sociais. Essa questão vem ao encontro do princípio “Diversidade, Multiculturalidade e Equidade”, previsto nas Diretrizes Curriculares do Sistema Municipal de Educação de Lages – DCSMEL.
“Enquanto a educação para a igualdade preza para equivalência de oportunidades, a educação para equidade se propõe a constituir práticas educativas para o reconhecimento dos direitos de todas/os de cada uma/um, que por sua vez, tornam-se a base para o exercício da cidadania crítica e reflexiva”, destaca a DCSMEL.
Marcado pela luta dos povos tradicionais por reconhecimento de direitos e respeito às tradições milenares, a data era chamada de “dia do índio”. Porém, a Lei 14.402, de julho de 2022, mudou a nomenclatura. A mudança do nome da celebração teve como principal objetivo explicitar a diversidade das culturas dos povos originários.
Texto: Adecir Morais/Fotos: Divulgação