Notícia no Ato

Secretaria de Saúde promove Seminário de Educação Permanente

Ocasião de divulgação do Guia – Carta de Navegação da Educação Permanente em Saúde, ferramenta desenvolvida pelo NEPHS, afim de orientar e facilitar a implementação de práticas educativas no setor

Na quinta-feira (27 de março), a Secretaria de Saúde promoveu o Seminário de Educação Permanente em Saúde. Organizado pelo Núcleo de Educação Permanente e Humanização em Saúde (NEPHS) da Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com a Prefeitura de Lages, o Seminário reuniu trabalhadores, gestores, professores e acadêmicos da área da saúde, além de autoridades locais.

O objetivo do encontro foi ampliar as reflexões e discussões sobre Educação Permanente em Saúde, e enfatizou a importância deste processo para aprimorar constantemente os serviços de saúde oferecidos à população. Um dos destaques do evento foi a divulgação do Guia – Carta de Navegação da Educação Permanente em Saúde, uma ferramenta desenvolvida pelo NEPHS com o propósito de orientar e facilitar a implementação de práticas educativas no setor. 

A abertura do Seminário, realizada no auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o vice-prefeito, Juliano Polese, que representou o prefeito Antonio Ceron; o secretário de Saúde, Claiton Camargo de Souza; gerente regional de Saúde, Susana Zen; representantes da Secretaria Estadual de Saúde, e outros membros da comunidade acadêmica e administrativa ligados à saúde.

Durante o evento foram abordados temas salutares, como a comunicação não violenta nos processos de trabalho, o panorama da Educação Permanente em Saúde em Santa Catarina, a importância da educação no contexto coletivo, bem como relatos de experiências práticas vivenciadas na Secretaria Municipal da Saúde de Lages.

Ressalte-se a participação de palestrantes, como o juiz de direito da 4ª Vara Cível de Lages, Alexandre Karazawa Takashima, e a coordenadora da Escola de Saúde Pública de Santa Catarina, Maria de Fátima de Souza Rovaris, que contribuíram expressivamente para o enriquecimento do debate. “Um evento como este é de extrema importância para demonstrarmos o papel fundamental do Núcleo de Educação Permanente e Humanização dentro da Secretaria de Saúde. Em 2021 implementamos o NEPHS como parte integrante da estrutura de gestão, e desde então temos colhido benefícios significativos. Com o intuito de expandir as iniciativas de humanização e educação permanente, estas ações têm gerado resultados positivos tanto em ferramentas internas da Secretaria, como em práticas e processos, que beneficiam o servidor e, consequentemente, a população atendida pelas nossas estruturas”, pontua o secretário de Saúde Claiton Camargo de Souza.

Em paralelo às palestras e discussões, o Seminário oportunizou momentos de apresentação artística, evidenciando a abordagem holística para a promoção da saúde e do bem-estar.

O evento reforçou o compromisso das instituições envolvidas com a qualidade e a eficiência dos serviços de saúde, e ressaltou a necessidade de investimento contínuo em educação e capacitação profissional.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!