Notícia no Ato

Serrano Ganhará medalha e comenda em Brasília

O Jovem Yuri Amaral, Assistente Social e Assessor da Deputada Estadual Luciane Carminatti participará em Brasília no dia 01 de março do Seminário ‘A Ressignificação do Papel do Homem da Sociedade e sua Importância no Enfrentamento à Violência Contra a Mulher’ promovido pela Rede Internacional de Proteção à Vítima – Laço Branco Brasil, Na ocasião, ocorrerá também a outorga da Medalha “Homens de Honra” àqueles que mais se destacaram na campanha ‘Seja um Homem de Honra – Diga NÃO à violência contra mulheres e meninas’, em parceria com a Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura – ABRASCI.

Segundo Patricia Zapponi, presidente da Rede, A campanha ‘Homens de Honra’ visa sensibilizar e educar o público masculino sobre o papel fundamental na promoção de ambientes saudáveis e seguros, os colocando como interlocutores junto à sociedade e especialmente a outros homens, que são os autores e propagadores desse tipo de violência. Desta maneira, numa inversão narrativa de conceitos, no qual até pouco tempo atrás, homens agressores eram absolvidos em nome da “honra”, hoje, ter HONRA é justamente se posicionar combatendo através de educação, reflexões e posicionamento social esse fato social tão comum em nosso país.

No país serão 20 homenageados ao todo, Yuri está entre eles.

A comenda foi criada em 2005 em decorrência de parceria da ABRASCI com a Polícia Militar do Estado de São Paulo, por intermédio do seu 1º Batalhão de Policiamento de Choque “Tobias de Aguiar” (ROTA). A honraria surge para o reconhecimento de civismo em homens e mulheres.

“É importante lembrar que o enfrentamento à violência contra mulheres e meninas é uma luta de todos. Essa honraria que receberei é um recado para nós homens, que possamos nos colocar como agentes na transformação desta triste realidade vivenciada pelas mulheres. Ocupando os espaços em defesa das mulheres em situação de violência, garantindo o direito ao respeito e a dignidade, e que a cultura de igualdade de gênero seja buscada por todos nós” Afirma Yuri.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!