Notícia no Ato

Unidades de ensino municipais de Lages participam do Programa de Educação Fiscal

O programa é uma ação consolidada nas unidades de ensino do Sistema Público Municipal de Lages e em instituições parceiras. Possui mais de um década de existência e já foi premiado em diversos concursos em nível regional, estadual e nacional

Desenvolver o pleno exercício da cidadania entre as crianças e estudantes, com o objetivo de formar cidadãos críticos em relação aos seus direitos e deveres. Esse é o principal objetivo do Programa de Educação Fiscal e Cidadania, desenvolvido nas unidades de ensino municipais pela Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria Municipal da Educação. Atualmente, está em andamento a devolutiva final dos trabalhos do programa referente ao ano de 2023, movimentando toda a comunidade escolar do Sistema Público Municipal de Educação. 

Utilizando-se das mais diversas ferramentas pedagógicas, crianças e estudantes, de diversas unidades municipais de ensino, desenvolveram projetos e ações sobre a importância da educação financeira. Elas aprendem aspectos sobre como administrar as finanças pessoais, função social dos tributos, pesquisa de preços, exigir nota fiscal, entre outros. Temas como respeito, entre outros valores, também são trabalhados em sala de aula. E os resultados das produções estão chamando a atenção.

Com a temática “Tributo e Impostos”, uma das devolutivas ocorreu na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Osni de Medeiros Régis, no bairro Tributo. Cartazes, desenhos, poesia, paródia, teatro, dança, entre outros, evidenciando o tema Educação Fiscal, fizeram parte das apresentações e chamaram a atenção da comunidade escolar. 

Um dos trabalhos apresentados foi produzido por crianças e estudantes do pré-escolar até o 2º ano do ensino fundamental. O grupo trabalhou a importância da nota fiscal, preços dos produtos e função social dos tributos. Aprenderam, por exemplo, que os recursos das taxas e impostos recolhidos pelos governos, retornam à sociedade em forma de serviços públicos como educação, saúde, assistência social e segurança.

Como parte das atividades, os estudantes visitaram o Supermercados Myatã, no bairro Guarujá, onde fizeram pesquisas de preços e, por fim, montaram na escola um minimercado, denominado “Osni Supermercado”. Na devolutiva, eles fizeram um teatro simulando a compra e venda de produtos.  De acordo com as professoras, o projeto foi muito significativo, porque despertou a curiosidade e o interesse dos estudantes para a temática educação financeira.

Programa existe há mais de uma década

O Programa da Educação Fiscal é uma ação consolidada nas unidades de ensino do Sistema Público Municipal de Lages e em instituições parceiras. Possui mais de um década de existência e já foi premiado em diversos concursos em nível regional, estadual e nacional. Esse reconhecimento é fruto da mobilização de crianças, estudantes, professoras,  professores no desenvolvimento de atividades que levam a reflexão sobre a importância da cidadania e da participação social na sociedade atual.

Como parte do projeto, existe também o concurso de curta-metragem, que tem o objetivo de envolver ainda mais as famílias nas reflexões sobre o tema educação fiscal e cidadania. A professora ou o professor sensibiliza para que a criança ou estudante elabore um vídeo caseiro, de maneira muito criativa, com o auxílio da família, abordando sobre o assunto. Na edição deste ano, a Secretaria Municipal da Educação já está recebendo os vídeos, e em breve as produções serão selecionadas.

Texto e fotos: Adecir Morais

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!