Na sequência da agenda da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, entrega de mais de 500 mudas de flores na Praça João Costa no Outubro Rosa em 25 de outubro, e mutirão de serviços no bairro Vila Mariza e plantio superior a 100 mudas na quinta-feira (26 de outubro)
Exemplares das espécies de araçá, pata de vaca, escova de garrafa e goiaba serrana, entre outras, plantas nativas da Serra de Santa Catarina, parcela delas, frutíferas, habituais e/ou adaptáveis às estações de clima frio da região Sul brasileira, foram plantados na manhã de domingo (22 de outubro) nos espaços destinados à jardinagem nos passeios públicos (calçadas) da avenida Nossa Senhora da Penha, bairro Penha, uma das principais vias do bairro Penha. Ao todo, 120 mudas. A iniciativa parte da parceria entre o Lions Clube de Lages Copacabana e o Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), e a prefeitura, por intermédio da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente/Horto Municipal das Flores, cooperou ao fornecer os serviços operacionais, com mão de obra e préstimos para o plantio.
O cuidado com as árvores serão compartilhado entre o Poder Público municipal e a sociedade. A Secretaria do Meio Ambiente irá desempenhar a tarefa de executar os tratos culturais, e a comunidade deverá ser parceira e desenvolver a consciência de que o plantio é para o bem de todos, ou seja, senso coletivo. “Os plantios coletivos ainda são um programa informal, mas estamos preparando um projeto mais complexo sobre esta iniciativa, com a participação da comunidade e entidades nas ações”, adianta o responsável pelo Horto Municipal das Flores, engenheiro agrônomo, Vitor Birck, e complementa: “São várias as oportunidades em que nos unimos – prefeitura e Lions. Por diversas vezes solicitamos a participação da entidade, assim como nos procuram para algum auxílio nas ações do clube voltadas ao meio ambiente.”
No evento de plantio, presentes o secretário de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Jean Felipe de Souza; responsável pelo Horto Municipal das Flores, engenheiro agrônomo, Vitor Birck, e equipe do Horto Municipal das Flores, no suporte durante o trabalho; presidente do Lions Clube de Lages Copacabana, Gilnei Varela e demais membros, e um grupo de acadêmicos do CAV/Udesc, do projeto de extensão Arboriza Lages, acompanhados pelo professor Willian Lunardi.
Município prepara previamente jardim de praça na Duque e colabora com Lions no plantio de flores no domingo
Ao aproveitar o tempo estável de domingo (22 de outubro), profissionais da prefeitura/Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, e membros do Lions Clube de Lages Copacabana, providenciaram o plantio de mudas de flores na praça em frente ao Supermercado Myatã, à margem da avenida Duque de Caxias, e entre as ruas Presidente Dutra e Jairo Luiz Ramos, próximo ao viaduto perto do 1º Batalhão Ferroviário (BFv). Anteriormente, a Secretaria havia executado a roçada do espaço. Ainda no domingo, a prefeitura ouviu demandas da entidade.
União ao Rotary Club
Em oportunidades anteriores houve a união de esforços entre a prefeitura e o Rotary Club de Lages. A principal aconteceu em 24 de setembro, com a implantação do Memorial Estrada dos Anjos, um corredor duplo com dois quilômetros de extensão repleto com 400 mudas de ipês amarelos, plantados na avenida Santa Catarina, bairro Santa Clara, Acesso Sul de Lages, desde o entroncamento da via com a rodovia BR-116, próximo ao portal de acesso e saída da cidade, até o Presídio Masculino.
Integração social para o bem comum
O Município (prefeitura) percebe ser relevante estabelecer e manter integração em favor do meio ambiente e do bem estar da coletividade. “Pois estas entidades dependem da cooperação da prefeitura para que sejam viabilizadas as suas ações e, por outro lado, a prefeitura depende que as entidades e a comunidade se mobilizem em ações do tipo, visto a nossa limitação em atender todas as demandas quando de forma individualizada. Ademais, a cooperação interfere na viabilidade dos projetos, já que as pessoas participantes do plantio são as mesmas que prestam respaldo nos cuidados após o plantio. Outro ponto a se observar é a participação de toda a família, muitos levam a esposa, filhos, netos, amigos ou familiares, o que é importante, principalmente no que diz respeito às crianças, pois elas serão a nova geração a tornar reais os cuidados no futuro”, analisa o responsável pelo Horto Municipal das Flores, engenheiro agrônomo, Vitor Birck, ao pontuar: “Ainda, ao longo destas ações, são desenvolvidas novas ideias para futuros projetos e um certo ‘incentivo’ em fazer mais, pois é possível ver que o trabalho está gerando frutos.”
Distribuição de mais de 500 mudas de flores na Praça João Costa no Outubro Rosa no dia 25, quarta-feira
Para celebrar o Outubro Rosa, campanha mundial de prevenção ao câncer de mama, a Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Lions Clube de Lages Copacabana e Rádio Clube irão promover uma ação especial nesta quarta-feira (25 de outubro): A distribuição de mais de 500 mudas de flores da espécie impatiens às mulheres, evento no Calçadão da Praça João Costa marcado para o período das 9h às 12h, como símbolo de apoio e reforço à conscientização para os exames preventivos ao público feminino. Estas flores são cultivadas no Horto Municipal das Flores, mantido pela prefeitura no bairro Caça e Tiro.
Impatiens – Gênero botânico da família Balsaminacea
Uma planta herbácea de caules suculentos de nome científico Impatiens walleriana, impatiens é uma planta também conhecida como não-me-toques. Conhecida por vários nomes, mas talvez o mais famoso seja o “não-me-toques”. Isto porque os seus frutos, quando maduros, se abrem rapidamente e lançam suas sementes. Este comportamento também ocorre quando são tocados por um agente externo, daí o seu nome. Reconhecida como bálsamo, jewelweed, alegria da casa, maria-sem-vergonha, beijinhos, entre outros nomes.
Nativa do continente africano, com origem no leste do continente, onde ficam localizados países como o Quênia, Moçambique e Tanzânia, atualmente a planta impatiens pode ser encontrada em todas as regiões úmidas subtropicais do planeta Terra, pois se adapta melhor em ambientes com temperaturas elevadas. É uma planta que não suporta temperaturas muito baixas, por isto se adapta melhor em climas temperados e úmidos, com temperaturas acima de 20 º C.
A flor impatiens pode medir de dois a cinco centímetros de diâmetro e tem um esporão de néctar. Suas cores são várias: Vermelha, branca, alaranjada e vários tons de rosa. Há ainda alguns casos de flores bicolores. Seus caules são suculentos e a altura costuma variar de 15 a 75 centímetros.
Os frutos da impatiens adquirem a forma de cápsulas. São os responsáveis pelo nome não-me-toques, porque se abrem rapidamente quando chegam à maturidade ou são tocados, expelindo as sementes para longe.
Contudo, apesar deste nome ser mais comumente empregado para a Impatiens walleriana, outras plantas deste gênero, ou melhor, seus frutos, apresentam esta característica um tanto inusitada.
A impatiens prefere crescer em locais úmidos e com sombra parcial. O solo deve ser fértil, bem drenado e rico em matéria orgânica. Todavia, o solo deve reter umidade, isto é, não secar rapidamente. O pH ideal para o desenvolvimento de uma impatiens deve ser entre 5,8 e 6,2.
Cuidados com impatiens
Este gênero de planta se sente bem em solo universal. A drenagem deve ser colocada no fundo, pois a umidade não deve se acumular no solo. Usar fertilizantes minerais é recomendado para incentivar o florescimento. Deve-se colocálos na água de irrigação durante a estação quente. A planta cresce tanto em locais iluminados, como em locais à sombra. Porém, deve-se dar preferência às áreas com boa iluminação direta sobre a impatiens.
Mutirão de serviços no bairro Vila Mariza e plantio superior a 100 mudas na próxima quinta-feira (26 de outubro)
Está programada para a próxima quinta-feira (26 de outubro), no período matutino, a partir das 8h, até meio-dia, sob condições meteorológicas favoráveis, uma ação especial da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente no bairro Vila Mariza, com diversificados serviços, como podas de árvores, limpeza de ruas, roçadas e distribuição de mudas de plantas, juntamente à Rádio Clube com transmissão ao vivo do Programa Clube Comunidade. Paralelamente, será realizado o plantio de árvores nativas no bairro, com projeção de mais de 100 mudas, ao atender-se uma solicitação da presidência da Associação de Moradores. Todas as plantas a serem doadas e plantadas são cultivadas no Horto Municipal das Flores.
Planejamento de novo plantio de seis mil mudas
Está em andamento o planejamento de um grande plantio de árvores em parceria com uma empresa catarinense. Serão seis mil mudas. Ainda, com a assistência de entidades, a prefeitura está em processo de preparação para um plantio de mil árvores. Neste plantio pretende-se fazer com que estes grupos, como o Rotary Club, Lions Clube, Udesc (CAV), prefeitura e empresas se unam para que ocorra a viabilidade do projeto.
Intensificação com compras mensais de plantas para 2024
Por fim há um projeto de intensificação dos plantios a partir de uma aquisição mensal de mudas pela prefeitura, a ser viabilizada para o próximo ano de 2024, além da produção própria. “Desejamos que as pessoas sejam conscientes sobre a preservação das árvores que são plantadas, não danifiquem as mudas, ajudem no cuidado. Convidamos as pessoas com vontade de participar, seja por doação de mudas, ajuda nos plantios, ou que possuem alguma demanda, que nos procurem na Secretaria do Meio Ambiente, pois estaremos lhes atendendo e desenvolvendo novos projetos”, prospecta o responsável pelo Horto Municipal das Flores, engenheiro agrônomo, Vitor Birck.