Notícia no Ato

Índices da Segurança Pública em Lages foram abordados no Legislativo

A segurança em nossa cidade tem apresentado melhorias que refletem o comprometimento das autoridades e da população em fazer de Lages um ambiente mais seguro para todos. Esta realidade apontou o município como a 4ª cidade mais segura do estado de Santa Catarina entre àquelas com mais de 100 mil habitantes.

  Em Lages, houve uma queda significativa nas taxas de criminalidade, e essa tendência positiva demonstra a eficácia da atuação das forças de segurança e do trabalho conjunto dos envolvidos. O reconhecimento pelos resultados, foi tema de sessão especial na Casa Legislativas na noite desta quinta-feira (19). A proposição do expediente foi de autoria da Vereadora Suzana Duarte (Cidadania) por meio do requerimento 196/2023, aprovado por unanimidade pelos parlamentares.

  A lista das cidades mais seguras tem como referência as taxas de mortes violentas intencionais como: homicídio doloso; latrocínio; lesão corporal seguida de morte e feminicídio, chamadas de MVIs no nome técnico, divulgadas pelas secretarias de segurança pública de cada estado. Os números foram apresentados no estudo estatístico da MySide divulgados no anuário 2023. O levantamento tem como base e fonte de dados: o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Ministério da Saúde.

   Compuseram a mesa dos trabalhos: Paulo Cesar Sell, Secretário Municipal de Segurança Pública; Neori Rafael Krahl, Promotor de Justiça do Ministério Público; Luciana Rodermel, Delegada Regional de Polícia Civil; Patrícia Cardozo Monteiro, Superintendente da Polícia Científica em Lages; Carlos Magno Júnior, Chefe da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal no município; Tenente-Coronel Fabiano da Silva, Comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar; Coronel Matheus Muniz Corradini, Comandante do 5º Batalhão de Bombeiro Militar, Tenente-coronel Bruno Roberto Murillo, Subcomandante do 1º Batalhão Ferroviário e Odivar Marcos Benetti, Presidente do Conselho Municipal de Segurança de Lages (Consel).

  Suzana conduziu os trabalhos e destacou a importância de cada ação. “ A sensação de segurança é o estado psicológico em que a pessoa se sente protegida. Parabéns a todos, desejo que os avanços continuem acontecendo pelo bem de todos nós”, ressaltou ela.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!