A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está empenhada em eliminar os locais com acúmulo de água que possam ser criadouros do mosquito da dengue, o Aedes aegypti. Para isso, uma das iniciativas é o programa Penso, Logo Destino, que em conjunto com o Instituto do Meio Ambiente (IMA), recolhe pneus inservíveis.
Na Serra Catarinense três municípios aderiram ao programa. São eles: Bom Jardim da Serra, Rio Rufino e Otacílio Costa. Entretanto, os municípios têm até essa sexta-feira, 17 de março, para se cadastrar no programa. Para isso devem acessar o site da DIVE (Diretoria de Vigilância Epidemiológica) e preencherem os documentos necessários para adesão.
No município de Rio Rufino o morador que tiver pneus velhos em casa pode entrar em contato pelos telefones da Vigilância Epidemiológica que fará o recolhimento na residência. Os números de contato são: (49) 999281602, (49) 991246358 e na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente pelo telefone ou WhatsApp (49) 999457409.
A Agente de Endemias de Rio Rufino, Maíra Oselame Vargas, responsável pela campanha no município, esclarece “que pneus velhos em casa não servem para nada e são focos para o Aedes aegypti, por isso as pessoas precisam desapegar desse tipo de material”.
Já em Bom Jardim da Serra quem tiver pneus em casa deve procurar uma borracharia para entregar o material. Para saber os endereços de coleta o morador deve ligar para a Secretaria Municipal de Saúde no telefone (49) 49-32320195.
A campanha de recolhimento de pneus é uma parceria entre a SES/SC com o IMA, através do Programa Penso, Logo Destino, e a Reciclanip, entidade gestora do sistema de Logística Reversa de Pneus Inservíveis em todo o Brasil.
Serviço:
Municípios que queiram aderir ao Programa Penso, Logo Destino devem acessar o site: