Consultas, avaliações pré-operatórias e encaminhamentos cirúrgicos realizados ao longo de todo o dia do penúltimo domingo de dezembro

A Prefeitura de Lages, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde – Consórcio de Saúde e Policlínica – Associação dos Municípios da Região Serrana (CISAmures) e Hospital Nossa Senhora do Patrocínio, de Campo Belo do Sul, realizou neste domingo (22 de dezembro), o Mutirão de Oftalmologia, para atender pacientes com indicação de cirurgia oftalmológica. Ao longo do dia inteiro, as pessoas receberam suas consultas, na sede do CISAmures, localizada na avenida Presidente Vargas. Atendimento especializado a mais de 100 pacientes, ou seja, expansão do acesso da população aos serviços de saúde ocular e contribuição significativa para a redução da fila de espera por procedimentos especializados.
A iniciativa busca diminuir a demanda reprimida por procedimentos oftalmológicos no município, especialmente entre pacientes que aguardam consulta especializada e encaminhamento cirúrgico. A realização do Mutirão em um fim de semana também facilita o acesso de pacientes que enfrentam dificuldades para comparecer aos atendimentos durante a semana.
De acordo com a secretária da Saúde, Susana Zen, o Mutirão contempla todas as etapas necessárias até a realização da cirurgia, incluindo avaliação clínica, exames pré-operatórios, avaliação anestésica e agendamento do procedimento. “Estamos trabalhando para ampliar o acesso aos atendimentos especializados e reduzir as filas de espera. Este Mutirão é fruto do comprometimento da prefeita Carmen Zanotto com a saúde de Lages, e representa uma ação concreta que demonstra nosso compromisso com o cuidado, a prevenção e a qualidade de vida dos cidadãos.”
Entre os pacientes que aguardavam para serem atendidos estava Ivone Rocha dos Santos, moradora do bairro Várzea, na fila de espera por consulta com especialista. “Eu estava há mais de um ano esperando pela consulta. Ser chamada para o Mutirão foi muito importante, porque agora tenho a chance de cuidar melhor da minha visão”, relata.
A moradora do bairro Coral, Maria Leanir Pereira Mota, esteve acompanhada da filha Patrícia, comemorou o atendimento e salienta a agilidade da ação. “Fomos muito bem atendidas e tudo aconteceu de forma rápida e organizada. Chegamos e logo já fomos chamadas, o que faz toda a diferença para quem precisa deste cuidado. É muito bom ver um serviço assim funcionando bem na nossa cidade”, opina.
A rede pública municipal de saúde oferta atendimento humanizado e resolutivo, além de fortificar a integração entre os municípios atendidos pelo CISAmures.
Texto e fotos: Silvana Mateus


