Notícia no Ato

Academias da Saúde de Lages são aliadas para quem busca qualidade de vida

Polos ficam localizados nos bairros Guarujá e Santa Mônica e contam com o acompanhamento de um profissional de educação física nas práticas

A Academia da Saúde faz parte de um programa do Ministério da Saúde que tem o objetivo de fortalecer as práticas de promoção e prevenção de Saúde nos territórios e de acompanhamento de cuidado dos pacientes. Fortalece as ações de promoção da saúde em articulação com outros programas e ações da Atenção Básica, como a Estratégia da Saúde da Família, os Núcleos de Apoio à Saúde da Família e a Vigilância em Saúde. Em Lages, a iniciativa ocorre em dois bairros: Santa Mônica e Guarujá.

Segundo a gerente de Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Lages, Bruna Vaz, os locais são compostos por dois educadores físicos em cada uma. “Além de trabalhar com grupos de atividades físicas, tem os grupos de caminhada e pedalada. Os exercícios são elaborados conforme as características das pessoas, se possui hipertensão, diabetes ou se é apenas para manter a saúde em dia”, disse.

Os polos ficam localizados nos respectivos bairros, com infraestrutura e equipamentos necessários para a prática, ao lado da Unidade Básica de Saúde do bairro, mas podem atender a população de toda a região. “As inscrições são feitas através do contato direto conosco, educadores físicos nas academias”, frisou a educadora física da Academia do bairro Guarujá, Conceição Martins.

Para praticar as atividades, o aluno precisa apresentar um atestado de saúde e realizar uma avaliação física. “Através da dança, dos alongamentos e dos exercícios queremos contribuir para as demais atividades do dia a dia. Que elas tragam fortalecimento muscular e mais flexibilidade para tarefas simples, como se abaixar ou esticar o braço para pegar algo”, explica Flávio Rosa Liz, educador físico também da Academia do bairro Guarujá.
Texto: Natasha Monteiro

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!