Notícia no Ato

Saúde: Vigilância em Saúde realiza ação do Julho Amarelo em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra Hepatites Virais


Atividades ocorrem nesta quinta-feira, dia 28, das 10h às 16h, no Espaço Cultural Aristiliano Ramos, localizado no Calçadão da Praça João Costa

Nesta quinta-feira, dia 28, é o Dia Mundial de Luta Contra Hepatites Virais. A data marca e reforça a importância da prevenção e controle dessa doença que tem aumentando o número de casos em todo o mundo. Pensando nisso, a Diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde, por meio do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/AIDS/HV), irá realizar uma ação em alusão ao dia, dentro do Julho Amarelo, das 10h às 16h, no Espaço Cultural Aristiliano Ramos, localizado no Calçadão da Praça João Costa.

Segundo a coordenadora do Programa IST/AIDS/HV, Elizandra Andrade, os profissionais da Secretaria estarão repassando orientações em forma de mini palestras sobre as hepatites e formas de contágio, entre outras atividades. “Teremos a testagem rápida das Hepatites B e C, HIV e Sífilis, distribuição de preservativos e vacinação de Hepatite B”, disse.

O médico Renan Schumacher explica um pouco os problemas de saúde que a hepatite causa. “É uma inflamação do fígado que pode se desenvolver por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. Nem sempre a doença apresenta sintomas, mas quando aparecem, estes se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras”, comentou.

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento para todos os tipos de hepatite, independentemente do grau de lesão do fígado. Texto e foto: Natasha Monteiro

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!