Notícia no Ato

Recanto do Pinhão Aracy Paim chega com suas celebridades regionais ao seu 14º dia neste feriado nacional de Corpus Christi

Nove atrações musicais estarão no palco artístico-cultural da Praça João Costa nesta quinta-feira, dia 16 

Passadas as temperaturas abaixo de zero grau na Serra Catarinense no fim de semana e dias úteis mais recentes, ventos soprando em dias brumados e lindas paisagens cobertas de geadas por madrugadas e manhãs a fio, os termômetros estão marcando de 8ºC a 22ºC neste feriado de Corpus Christi (quinta-feira, 16 de junho). Sol com céu azul e límpido, com alternância de algumas nuvens durante o dia, e céu enevoado à noite, todavia, sem chuva, de acordo com a previsão do tempo. Em pleno fim do outono, ideal para uma folga e diversão no meio de uma semana agitada. O inverno começará em 21 de junho (terça-feira).

Lages está tomada pela programação do Recanto do Pinhão Aracy Paim no palco artístico-cultural do Calçadão da Praça João Costa, no Centro. São 116 atrações musicais e de dança locais, regionais, estaduais e nacionais ao longo de 17 dias – 3 a 19 de junho, vistas por milhares de contempladores, aos quais estão abertos boxes de gastronomia típica à base da semente pinhão e bebidas quentes; artesanato de matéria-prima nativa, como lã, fita tusa, vime, porongo, madeira e a própria semente pinhão e as chamadas “falhas” do fruto pinha, e arte literária. Servidores da prefeitura executam a limpeza do Calçadão, a Diretoria de Trânsito (Diretran) monitora a ordem do tráfego de veículos, a Defesa Civil presta orientações de segurança à população e a Polícia Militar (PM) supervisiona e faz rondas.

Nesta quinta-feira (16) serão nove apresentações renomadas no palco do Recanto do Pinhão Aracy Paim, nos períodos matutino, vespertino e noturno: Bruno Bortoluzzi, Xirú Campeiro e Grupo Redomão, Grupo Embalo Fandangueiro, Zetti Gaudéria, Adriano Athayde, Apresentações Artísticas Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Planalto Lageano, João Lucas & Gabriel, Thiago de Paula e Léo Moraes e Grupo Gaúcho.

A canção de ritmo milonga, de título Gaúcha por Excelência, letra de autoria de Zetti Gaudéria, um dos espetáculos desta quinta-feira (16 de junho), e Iradi Chaves Rodrigues, foi a vencedora da categoria Mais Popular na 20ª Sapecada da Serra Catarinense, realizada no domingo (12 de junho), na 32ª Festa Nacional do Pinhão. Zetti Gaudéria é autora da música e foi intérprete no dia da exibição, defendendo a própria obra.

Gaúcha por Excelência passou para a etapa final da 28ª Sapecada da Canção Nativa, promovida no dia 14 de junho (terça-feira), junto a três composições – 1º, 2º e 3º lugares da 20ª Sapecada da Serra Catarinense: Parapeito, Barrigueira e Ao Meu Violão.

A criação Gaúcha por Excelência foi eleita como Melhor Tema sobre a Região Serrana no estágio final da 28ª Sapecada da Canção Nativa, na noite de terça (14 de junho). As campeãs foram Revisitando, O Frio que nos Abriga e Tarde de Inverno.

Do Sul do Estado, município Jaguaruna, o empresário Felipe Boaventura, e a esposa, a administradora Grasiane Boaventura, viajaram a Lages em um grupo com seis casais na quarta-feira (15 de junho) para assistirem aos shows nacionais na 32ª Festa Nacional do Pinhão, quando mais de 30 mil pessoas passaram pelo Parque de Exposições Conta Dinheiro. Mas, na manhã desta quinta-feira (16 de junho), eles já estavam a postos no Recanto do Pinhão e conhecer as riquezas de Lages até o último segundo, pois a estada será até este mesmo dia. Eles estão hospedados no Hotel Ideal, bairro Sagrado Coração de Jesus.

Felipe é engenheiro agrônomo formado em Lages e já havia estado na Festa Nacional do Pinhão. A esposa estreou em 2022. “Nunca havíamos ido a um show tão grande como o de ontem (dia 15). O Recanto tem suas peculiaridades, gostamos de estar em Lages”, revela o empresário. “A Festa é bem interessante. Foi ótimo, fantástico. O Recanto do Pinhão por si só é uma festa à parte”, opina a administradora.

O Recanto do Pinhão Aracy Paim 2022 é promovido pela prefeitura de Lages, por intermédio da Fundação Cultural (FCL) e secretarias municipais, com apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Lages, colaboração da Polícia Militar (PM), Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Corpo de Bombeiros Militar, e tem patrocínio das lojas Koerich, Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), Supermercados Myatã, Grupo Chel SevenWiatec Eletricidade e Automação Industrial, Léia Salão, Planeta, Arezzo, Muvuka, Cambirela Hotel, Benski Consórcios & Investimentos e HS Consórcios.

Você quer ir às compras no feriado prolongado?

O comércio varejista de Lages funciona em horário especial para agradar lageanos e turistas, igualmente a restaurantes, lanchonetes, cafeterias, bares, pubs e a rede hoteleira, que segue com a capacidade de hospedagem lotada. As lojas irão funcionar neste 16 de junho (quinta-feira – feriado nacional de Corpus Christi), das 14h às 20h (facultativo – a critério de cada loja); 17 de junho (sexta-feira), até as 20h, e 18 de junho (sábado), das 9h às 18h. Supermercados, Serra Shopping e Lages Garden Shopping poderão abrir em horário normal.

Tapetes coloridos em respeito à profissão de fé

Neste feriado nacional de Corpus Christi (quinta-feira, 16 de junho), os tradicionais tapetes decorados da solenidade do Santíssimo Sacramento do Corpo e do Sangue de Cristo no chão de ruas centrais, por exemplo, a Benjamin Constant, em Lages, remetem à celebração litúrgica da igreja na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. Os fiéis vão a procissões e missas em todo o Brasil no dia de Corpus Christi. O trânsito de veículos é interditado em vias de produção dos tapetes.

Oito shows nesta sexta-feira

Será exposta a seguinte agenda nesta sexta-feira (17 de junho) no Recanto do Pinhão Aracy ´Paim, com oito shows de artistas famosos nos meios sertanejo, tradicionalista e nativista:

10h – Apresentações Artísticas Grupo de Arte Folclórica (GAF) Garrão de Potro

11h – Patrik Pass

14h – Franciele Souza

15h – Leander Sá

16h – Us Guri do Bailão

17h – Apresentações Artísticas CTG Tauras da Serra

18h – Éder Goulart

19h30min – Paulinho Guazzelli e Amigos

Texto: Daniele Mendes de Melo/Fotos: Ary Barbosa

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!