“Concluído este treinamento a CEF fará o depósito da primeira parcela dos recursos e assim inicia-se, efetivamente, o trabalho de execução do projeto”, secretário Euclides Mecabô
Quatro pessoas que farão parte da equipe coordenadora do projeto de microcompostagem (Lixo Orgânico Zero) estão recebendo treinamento técnico da Caixa Econômica Federal (CEF), em Florianópolis. Trata-se de treinamento relacionado ao gerenciamento financeiro e administrativo do projeto aprovado através de edital público lançado pelo Ministério do Meio Ambiente e respaldado financeiramente pela CEF.
O Projeto apresentado pela Prefeitura de Lages, e elaborado numa parceria da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente e o Centro de Ciências Agroveterinárias da Universidade do Estado de Santa Catarina (CAV/Udesc), foi aprovado em 1º lugar entre 300 propostas enviadas por municípios e consórcios intermunicipais de todo o Brasil e será executado num período de 24 meses.
O objetivo central do projeto é a preservação do meio ambiente e a natureza, através da compostagem dos resíduos orgânicos, que gera adubo para o cultivo de hortas caseiras, hortas escolares e hortas públicas.
O conceito e a prática do Lixo Orgânico Zero não é uma novidade em Lages, mas agora com este projeto específico, com recursos suficientes garantidos, ele poderá ser difundido de forma mais efetiva nas escolas do município, transformando os estudantes em multiplicadores dessa ideia ecológico-ambiental.
Dentre as pessoas que estão sendo treinadas pela CEF estão o professor do CAV-Udesc, Germano Güntler e a diretora de Meio Ambiente, da Prefeitura de Lages, Sílvia Oliveira.
“Concluído este treinamento a CEF fará o depósito da primeira parcela dos recursos e assim inicia-se, efetivamente, o trabalho de execução do projeto”, fala o secretário de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Euclides Mecabô.