Notícia no Ato

Dia Mundial da Saúde é celebrado com ações de prevenção e orientações no calçadão de Lages

Foram oferecidos à comunidade diversos serviços voltados à prevenção e orientação, em parceria com entidades como o Sest/Senat, Samu, além dos programas da própria Secretaria da Saúde

A parte interna e externa do Espaço Cultural Aristiliano Ramos, no calçadão, está dedicada aos cuidados com a saúde nessa quinta-feira (7 de abril). A ação, realizada pela Prefeitura de Lages, através da Secretaria Municipal da Saúde, é alusiva ao Dia Mundial da Saúde, celebrado nesta data. As atividades programadas se estendem até as 17 horas.

Foram oferecidos à comunidade diversos serviços voltados à prevenção e orientação, em parceria com entidades como o Sest/Senat, Samu, além dos programas da própria Secretaria da Saúde.“Para nós esta é a prática diária na Secretaria da Saúde, mas para a comunidade ter um dia como este, quando conseguimos voltar uma atenção especial para que as pessoas possam pensar sobre a sua saúde é muito bom. Muitas vezes trabalhamos a saúde muito mais na consequência do que na prevenção, e hoje é um dia extremamente importante para divulgar os serviços que estão disponíveis para as pessoas se cuidarem e fazerem seus testes preventivos”, comenta o secretário Claiton Camargo de Souza.

A senhora Vera Paes Branco, de 76 anos, veio do bairro Ipiranga e aproveitou para aferir a pressão e recebeu orientações sobre a hipertensão junto aos técnicos do Samu. “Estava passando pelo centro e vi esta movimentação aqui. Foi muito boa a oportunidade, pois nem sempre consigo ir até o posto de saúde para acompanhar, já que sou hipertensa”, diz.

Outro estande bastante procurado é o da vacinação, onde estão sendo aplicadas vacinas contra a Influenza (gripe) para idosos acima dos 60 anos e profissionais da saúde e a Tríplice Viral (VTV) para profissionais da saúde e também da Covid-19, a partir dos doze anos de idade. A senhora Maria Helena Chaves da Silva, 59 anos, havia passado dois meses do prazo para tomar o reforço da vacina e também aproveitou a chance de se imunizar no centro da cidade, sem filas. “Não tinha tomado o reforço da Covid ainda por medo. Mas agora tomei consciência de que é preciso estar protegida sempre”, comenta.

O secretário Claiton alerta que os índices de vacinação contra a Covid-19, mais especificamente relativo à dose de reforço, estão abaixo do esperado, com apenas 50% de cobertura. “É importante continuar conscientizando a população, pois se estamos vivendo um melhor momento da pandemia é justamente devido à vacinação”, afirma.

Durante o evento algumas atividades especiais foram realizadas, como aula de zumba, no intuito de incentivar a população a exercitar-se e iniciar um estilo de vida mais saudável, e também uma simulação de situação de emergência, com orientações de primeiros socorros promovidas pelo Samu. O vice-prefeito Juliano Polese também prestigiou o ato.

Confira as atividades realizadas:

  • Atualização de cadastros (Cartão SUS);
  • Práticas integrativas e complementares no SUS (Auriculoterapia e Reik, e divulgação do novo ambulatório);
  • Divulgação dos Serviços: UPA, Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) e Samu – simulação de situação de emergência;
  • Testes Rápidos (Hepatites A e B, Sífilis e HIV);
  • Vacinação Covid-19 para pessoas com mais de 12 anos de idade, Influenza (gripe) para idosos acima dos 60 anos e profissionais da saúde e a Tríplice Viral (VTV) para profissionais da saúde;
  • Orientação do uso racional dos medicamentos;
  • Zoonoses – orientações e exposição de animais peçonhentos;
  • Conversa com a Comunidade “O que você faz para ter saúde?”
  • Aferição de pressão arterial, orientação de saúde bucal, orientação nutricional, maquiagem, corte de cabelo e distribuição de brindes (Sest/Senat);
  • Divulgação Saúde na Mão Lages 0800 4443355;

Texto: Aline Tives/Fotos: Toninho Vieira

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!