Notícia no Ato

Para todas as lageanas! Câmara promove sessão especial no Dia da Mulher

O dia 8 de março é uma data muito importante em todo o mundo, já que se trata do Dia Internacional da Mulher. É um momento de homenagem, respeito e agradecimento a tudo o que representa a figura feminina: de sua força à sensibilidade. Como forma de abraçar todas as lageanas, a Câmara de Lages realiza uma sessão especial com início às 19h30 desta terça-feira (dia 8).

A proposição é da vereadora Suzana Duarte (Cidadania) e todas são convidadas a acompanhar o ato diretamente no Plenário Nereu Ramos ou através das mídias do Poder Legislativo: Facebook ou YouTube. Suzana é uma das três vereadoras entre os 16 representantes da população na Câmara Municipal. Prof.ª Elaine Moraes (Cidadania) e Katsumi Yamaguchi (Progressistas) completam a trindade feminina no parlamento lageano.

Igualdade de gênero e sustentabilidade são as palavras-chave neste 8 de março

O tema escolhido pela ONU para celebrar o Dia da Mulher neste ano é “Igualdade de gênero hoje para um amanhã sustentável”. Para a ONU, a falta de igualdade de gênero hoje faz com que um futuro sustentável e igualitário esteja fora de alcance. A mudança desta realidade perpassa pela liderança de mulheres e meninas em iniciativas de sustentabilidade em todo o mundo. Capacitar e dar voz para que mais mulheres ocupem os espaços de poder, além de examinar pontos que as restringem nestes aspectos, é o desafio lançado a todo o mundo.

Apesar de todas as reverências, ainda hoje a mulher não tem a mesma igualdade no mercado de trabalho e político. Além disso, muitas continuam sofrendo com abusos físicos, psicológicos e financeiros por parte da sociedade patriarcal. Ainda mais distante de sua contrapartida masculina está a mulher em relação à liberdade sexual e aos próprios direitos reprodutivos, dos quais, mesmo em processos judiciais, respondem ao crivo e ao julgamento de um homem em muitos casos. Se erguer contra isso é um dever de todos, homens e mulheres.

Mais de um século de lutas

Se hoje a data é comemorada como uma forma de reconhecer a mulher, sua origem se relaciona aos muitos anos de lutas por direitos iguais. Apesar de ser celebrada oficialmente desde 1975 pela ONU, o 8 de março é uma data simbólica à classe feminina desde muito antes. Já no fim do século 19 a classe trabalhadora feminina defendia os direitos e a dignidade da mulher e denunciavam os abusos e assédios aos quais eram submetidas.

Em 26 de fevereiro de 1909 foi registrado o primeiro grande protesto feito por mais de 15 mil mulheres em busca de melhores condições de trabalho em Nova York. Já a criação de uma data anual para união e reflexão feminina sobre seus próprios direitos partiu da professora e jornalista alemã Clara Zetkin, durante a 2ª Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, realizada em 1910, na cidade de Copenhague, capital da Dinamarca.

Fonte: ONU Mulheres – Brasil/Everton Gregório – Jornalista

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!