Notícia no Ato

Oficina de orientação e motivacional sobre o Método Lages de Compostagem capacita servidores da Secretaria da Agricultura e Pesca

Esta pasta municipal realiza o cultivo de sementes no Horto Municipal do bairro Guarujá para entregar mudas à comunidade e instituições que fazem compostagem. Nas hortas urbanas do Projeto Colheita Feliz a compostagem deverá ser intensificada

O dia ensolarado desta quinta-feira (18 de fevereiro) foi ideal para a difusão dos conhecimentos ao longo da oficina orientadora e de motivação para o desenvolvimento do Método Lages de Compostagem a partir do Projeto Lixo Orgânico Zero (LOZ), a colaboradores da Secretaria Municipal da Agricultura e Pesca, com noções teóricas e práticas repassadas no pátio da própria Secretaria, no bairro Universitário. A prefeitura de Lages, através da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, e convênio com o Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), conta com o apoio financeiro do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal (FSA CEF) e do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA)/Ministério do Meio Ambiente, para atender escolas e comunidade com a oferta de informações, estimulando-os para a compostagem das sobras orgânicas das cozinhas. São mais de 80 instituições compromissadas em fazer compostagem em seus espaços com os intuitos do reaproveitamento consciente e de desviar estes resíduos do aterro sanitário.

A Secretaria da Agricultura e Pesca realiza o cultivo de sementes no Horto Municipal do bairro Guarujá para entregar mudas à comunidade e instituições que fazem compostagem. “A partir da oficina desta quinta-feira seus colaboradores terão domínio do Método Lages de Compostagem e poderão multiplicar esta tecnologia para mais lageanos, bem como, irão compostar no canteiro em frente da sua sede de forma a ter hortaliças mais saudáveis e um espaço modelo para a clientela e população”, comemora a diretora de Meio Ambiente, Silvia de Oliveira. A compostagem deverá ser intensificada nas hortas urbanas do Projeto Colheita Feliz, criado pela Secretaria da Agricultura e Pesca, além das Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs) e ervas medicinais, pois a integração destes projetos irá intensificar o interesse e a participação do cidadão lageano, conforme salienta Silvia de Oliveira em sua análise.

A iniciativa e mobilização Projeto Lixo Orgânico Zero recebeu dois prêmios nacionais promovidos pelo Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB): Em 2019, na categoria Conscientização e Educação, e em 2020, na categoria Compostagem. O Método Lages de Compostagem foi destacado em artigo na Revista americana BioCycle em outubro de 2020. O Projeto Lixo Orgânico Zero já ultrapassou fronteiras internacionais, elevando o nome de Lages e de seus cidadãos, profissionais e demais pessoas, “que fazem a diferença com boas atitudes, se envolvem e querem fazer parte da solução dos problemas”, como aponta a diretora.

Em função da pandemia da Covid-19 (novo coronavírus) houve e suspensão das atividades escolares e agora com o retorno das atividades os trabalhos serão retomados mediante adequações em acordo às medidas de segurança sanitárias indispensáveis à atuação dos bolsistas do CAV/Udesc, que estão em fase de seleção para o trabalho neste ano.

Fotos: Aline Borba

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!