Notícia no Ato

Escolas municipais de Lages preenchem todas as vagas no Prêmio Nacional da Educação Fiscal

Este é o maior prêmio de educação fiscal do país. As quatro escolas que foram selecionadas são as Emebs Mutirão; Prefeito Waldo Costa, Escolas do Campo e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Escola) – Apae de Lages

Uma notícia se tornou motivo de orgulho para a educação pública municipal. As quatro vagas para representar Santa Catarina no Prêmio Nacional da Educação Fiscal – categoria “escolas” foram preenchidas por unidades escolares do Sistema Municipal da Educação e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Lages.  Além disso, a única vaga na categoria “instituições” foi preenchida pela Secretaria Municipal da Educação de Lages, ou seja, 100% das vagas de Santa Catarina foram selecionadas por práticas da educação fiscal que ocorreram no Sistema Municipal de Ensino de Lages.

Este é o maior prêmio de educação fiscal do país. As quatro escolas que foram selecionadas são as Emebs Mutirão; Prefeito Waldo Costa, Escolas do Campo e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Escola) – Apae de Lages.  

A edição 2020 do Prêmio é uma ação da Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), em parceria com a Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB), a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), a Controladoria-Geral da União (CGU), o GT-66 de Educação Fiscal (Confaz) e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), com apoio das Associações Filiadas.

Os vencedores deste ano, tendo em vista as restrições decorrentes da pandemia da Covid-19, que impede a realização de eventos presenciais, participarão da solenidade de premiação presencial, prevista no regulamento para acontecer em Belo Horizonte, somente em 2021. Em breve será divulgada a nova data. “A Educação Fiscal é, portanto, uma pauta de Estado e da sociedade. Ela é transformadora, contemporânea, ampla, democrática, transversal, descentralizada, inovadora e exponencial”, comenta o coordenador do programa em Lages, Cristian de Oliveira.

Alunos são premiados em concurso de curta-metragem

Nesta quarta-feira (9 de dezembro), professores vencedores da primeira edição do Concurso Luz, Câmara e Educação Fiscal, promovido pela Secretaria Municipal da Educação em parceria com a Receita Federal, receberam as premiações dos primeiros, segundo e terceiros colocados.

A entrega dos prêmios foi realizada primeiro com os educadores para evitar aglomerações, em decorrência da pandemia da Covid-19. Os alunos devem receber seus respectivos prêmios nas suas unidades escolares, em data a ser definida.

O concurso teve como objetivo a seleção de obras audiovisuais de curta-metragem que abordem o tema Educação Fiscal, tendo como objetivo conscientizar o cidadão sobre a função social e econômica dos tributos. As obras foram realizadas por crianças e estudantes do Sistema Municipal de Educação e da Associação de Amigos e Pais de Excepcionais (Apae), orientados por seus professores.

O concurso contou com 60 inscrições e teve a participação de crianças e estudantes de todas as etapas e modalidades da educação básica. Como premiação, os alunos classificados como primeiros colocados ganharam Playstations, os segundos lugares smartphones e os terceiros colocados pen drives.

Texto: Aline Tives, com informações da Secretaria Municipal da Educação/Fotos: Renata Becker

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!