Notícia no Ato

Mutirão do Auxílio Emergencial atende mais de 200 pessoas

A ação foi promovida pelo grupo de jovens da Paróquia do Navio, a Fraternidade Franciscana da Juventude, no último sábado (16). O Mutirão do Auxílio Emergencial que atendeu mais de 200 pessoas durante as três horas de ação, tiveram suas dúvidas, cadastros e encaminhamentos realizados pelos mais de 15 voluntários do grupo.

Além do aplicativo da Caixa Econômica para o auxílio, os jovens viabilizaram o acesso ao aplicativo Caixa Tem, para os que optaram sacar o auxílio por meio da conta digital. Ao chegar no local, as pessoas eram recebidas seguindo as normas de higiene e prevenção ao novo Coronavírus, sendo necessário o uso de máscara, a higienização com álcool 70% e a demarcação na fila com distanciamento de dois metros.

A coordenação do grupo, informou que conforme planejado, muitas pessoas não chegaram nem as mesas, sendo atendidas ali mesmo, na fila. Orientações, consulta de situação do auxílio e informações sobre documentação, eram solucionadas logo na chegada, dessa forma, não houve aglomeração no local e o tempo máximo de quem permanecia na fila, era de cinco minutos.

Um dos problemas destacados pelos voluntários e pelas pessoas que recorriam à ação, é a falta de informação para solicitação do benefício e também do saque. Era comum, segundo os voluntários, que pessoas com cadastro ativo no CadÚnico ou que recebem o Bolsa Família, relatarem não possuir informação sobre o direito de receber ou não, o pagamento dos R$ 600.

A próxima ação está sendo planejada pelo grupo, para o último sábado do mês (30), a Fraternidade deve realizar um novo mutirão, atendendo ao pedido da própria comunidade e também das localidades do interior, que estão programando a vinda para a cidade em razão do auxílio.

 Com informações de Luan Turcati / Fotos: João Paulo Dacol e Ana Higert

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário