Notícia no Ato

Prefeito Ceron reafirma reajuste de 6% a todos os servidores se professores aceitarem a proposta

Chefe do Executivo esclareceu aos vereadores todas as questões jurídicas e financeiras que envolvem a negociação salarial com o magistério

O prefeito de Lages, Antonio Ceron, reafirmou na manhã desta quarta-feira, dia 11, a promessa de reajustar em 6% os salários de todos os cinco mil servidores municipais efetivos já na folha de pagamento do mês de março, desde que os professores aceitem a proposta e abram mão do aumento de 12,84% reivindicado pelo Sindicato dos Profissionais em Educação (Simproel).

A nova afirmação do prefeito ocorreu durante reunião com 14 dos 16 vereadores lageanos, que o procuraram para saber exatamente todas as questões jurídicas e financeiras que envolvem a negociação salarial com o magistério.

No encontro com os legisladores, que durou cerca de uma hora no gabinete do prefeito, Ceron se comprometeu em enviar à Câmara um projeto de lei aumentando de 4,48% para 6% o reajuste não apenas dos cerca de mil professores efetivos da rede municipal de ensino, mas de todos os servidores, desde que o Simproel formalize mediante ofício da presidência a aceitação da proposta e se comprometa em não paralisar as atividades nesta quinta, dia 12.

“Temos profundo respeito e admiração por todos os professores e sabemos que eles merecem muito mais, mas dentro da legalidade e da responsabilidade financeira, não podemos oferecer mais que 6%, até porque os 12,84% solicitados pelo Simproel não são legais e, mais que isso, são totalmente impraticáveis neste momento. Assim, oferecemos o mesmo reajuste a todos os servidores municipais, pois todos eles, do varredor de rua ao professor com doutorado, do motorista de ambulância ao médico especialista, têm o mesmo valor e a mesma importância para a sociedade lageana, e por isso recebem tratamento igualitário da minha parte”.

O prefeito Ceron destacou também aos vereadores que, conforme nota oficial divulgada pela Prefeitura na imprensa e nas redes sociais durante a semana, o calendário escolar está mantido nesta quinta-feira, dia 12, em todas as 129 unidades escolares do município, e os pais dos 15,6 mil estudantes podem levar os filhos normalmente. Se por ventura alguma criança for barrada, a Prefeitura tomará as devidas providências.

“A sociedade não pode ser castigada pela intransigência do Simproel. Preciso defender os pais que deixam seus filhos na escola para poder trabalhar. Não pode fechar órgão público em dia normal de trabalho. Quem faltar, terá desconto no salário. E se alguma escola fechar, vamos abrir a porta com um chaveiro, instaurar um processo administrativo e registrar boletim de ocorrência na Polícia contra a direção”.

Terminada a reunião nesta quarta, por volta das 11h, os vereadores saíram da Prefeitura para se encontrar com o Simproel a fim de reforçar a proposta do Executivo. Até o meio-dia, o prefeito Antonio Ceron ainda não havia recebido um retorno oficial por parte do sindicato.

Texto e fotos: Pablo Gomes

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário