Notícia no Ato

Entidades se unem por soluções às mudanças de fluxo da regulação de leitos hospitalares da Serra Catarinense

Na tarde desta sexta-feira (27), uma reunião convocada pela Câmara Municipal de Lages reuniu vereadores e representantes de entidades que integram a Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures). O motivo do encontro foi para tratar sobre as mudanças ocorridas no sistema de regulação de leitos para internamento, que desde o dia 24 de dezembro, teve os serviços da Central de Regulação de Internações Hospitalares da Macrorregião Serra Catarinense, localizada no município de Lages, transferidos para a Macrorregião Meio Oeste, situada em Joaçaba.

Durante a reunião, o Grupo Condutor de Rede de Urgência e Emergência (RUE) elaborou o ofício 013/2019, endereçado ao Governo do Estado de Santa Catarina, reivindicando que seja cumprido o fluxo de internação hospitalar, estabelecido e aprovado pela Rede de Urgência e Emergência (RUE), Comissão de Intergestores Regional (CIR) e Câmara Técnica de Regulação da Região Serrana.

O documento enaltece que é necessária a manutenção dos fluxos deliberados e aprovados, e quaisquer mudanças deverão ser discutidas nas esferas competentes, antes de qualquer alteração. Informa ainda, que os pacientes que ficarem pendentes de regulação, são de total responsabilidade da Macrorregião Meio Oeste. Com base nas informações repassadas pela RUE, cada entidade irá formatar seu documento e encaminhar cobrando soluções para o problema.

No ofício emitido pelo Legislativo Lageano os vereadores manifestam protesto às mudanças ocorridas na regulação de leitos. “A transição realizada, embora tenha seguido os passos administrativos necessários, deixa absolutamente a desejar no que toca a parte técnica, inclusive por parte do órgão de Joaçaba, que recebeu a regulação de leitos do nosso município”, cita um trecho do documento, que finaliza solicitando a compreensão e imediata tomada de providências a fim de evitar óbitos.

Com essa mudança, será a Central Macrorregião do Meio Oeste a responsável por regular o acesso aos leitos e aos procedimentos hospitalares dos estabelecimentos de saúde vinculados ao SUS, próprios, contratados ou conveniados de todos os municípios da Serra e Meio Oeste Catarinense. Serão os médicos reguladores de Joaçaba que terão a tarefa de verificar o quadro clínico relacionado para cada solicitação de internação e localizar, dentro da oferta de serviços disponíveis, o hospital mais adequado às necessidades do paciente.

Por :Deise Ribeiro – Jornalista

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário