Notícia no Ato

Entidades e Prefeitura equacionam pontos de vista e ajustes para as próximas edições da Festa Nacional do Pinhão

 

A segunda reunião está marcada para dia 4 de julho, às 10h

Três dias após o término da 31ª edição da Festa Nacional do Pinhão, o prefeito Antonio Ceron convidou representantes de entidades empresariais e institucionais para uma reunião de discussão dos aspectos relacionados as próximas edições da Festa Nacional do Pinhão nesta quarta-feira (26 de junho), já que o edital de licitação para a escolha da futura empresa produtora do evento poderá estar pronto e lançado dentro de 30 dias. A outorga gira em torno de R$ 220 mil anuais, variáveis de acordo com o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), em contrato com validade para os próximos cinco anos. A empresa Gaby Produtora está responsável pela organização e contratação de shows nacionais e tradicionalistas do Palco Nativista e negociação de boxes de alimentação há seis anos, pois houve a necessidade de elaboração de um novo edital no primeiro ano de sua atuação, e a empresa reassumiu no ano seguinte.

O encontro de conversações sobre atribuições da empresa terceirizada e prefeitura teve a participação direta da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Empresarial de Lages (Acil), União das Associações de Moradores, Associação dos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs), Observatório Social, Orion Parque e Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), além da secretaria da Administração e Fazenda, Fundação Cultural de Lages (FCL), Coordenação de Comunicação Social, Procuradoria Geral do Município (Progem) e Chefia de Gabinete. Todos os presentes puderam expor sua avaliação, apontar críticas e tecer comentários para tornar o maior evento da Serra ainda mais atraente. A segunda reunião está marcada para dia 4 de julho, às 10h, quando deverão ser alinhadas as sugestões delineadas pelas entidades interessadas em melhorar o evento a cada ano, com o objetivo de dar maior visibilidade à cultura serrana, à prática de preços e a formas de atrair maior número de lageanos e turistas para o roteiro.

A Fundação Cultural, através do superintendente Gilberto Ronconi (Giba), apresentou um relatório básico sobre os dez dias da edição de 2019. “O novo edital vai ser lançado nos próximos dias e nossa intenção é ouvir as maiores representatividades da Festa, colhendo sugestões e estabelecer um prazo para termos o retorno com as sugestões para construirmos uma Festa cada vez mais com a identidade lageana. Eu sou a favor deste modelo de parceria público-privada vigente, claro, com as modificações pertinentes que atendam as reivindicações na medida do possível, com responsabilidade, legalidade e funcionalidade”, reitera o prefeito Antonio Ceron. O planejamento é que até novembro a empresa vencedora seja conhecida pela sociedade.

Um breve contexto

Em 2019 a Festa contou com os patrocínios, estabelecidos com a prefeitura, da Caixa Econômica Federal (CEF), Transul, Magazine Luiza e Uniplac, além de outros firmados com a própria Gaby. A Festa do Pinhão de 2019 gerou nítido incremento no movimento econômico de Lages, bem como 500 postos de trabalho diretos em montagem de estruturas, limpeza e segurança, por intermédio da Gaby, além da vantagem da mídia espontânea em canais de rádio e televisão locais, serranos e estaduais.

Dos 50 pontos de venda dentro do Parque de Exposições Conta Dinheiro, 21 eram de lageanos, lembrando que o Festival Sabores de Lages, promovido pela CDL, possuía 14 estabelecimentos. O Festival Sabores de Lages, em que pratos serranos à base de pinhão foram oferecidos por 14 restaurantes de Lages, foi exitoso na sua estreia dentro do Parque em paralelo à Festa. Na terça-feira (18 de junho), final da Sapecada da Canção Nativa, foram servidos mais de 680 pratos. Este foi o terceiro dia de maior público de toda a Festa.

No Palco Cultural, no Parque de Exposições, foram vistas mais de 20 apresentações locais e regionais, além de crianças e adolescentes artistas da Escola de Artes Elionir Camargo Martins e Programa Lages Melhor. Uma extensão do Pronto-Atendimento (P.A.) Tito Bianchini foi montada dentro do Parque pela prefeitura, amparando tosos os visitantes.

Nas Sapecadas da Serra Catarinense e da Canção Nativa, no Palco Nativista, recorde de músicas inscritas, ao todo foram 692 composições com plateia superior a cinco mil pessoas em cada um dos três dias de festival nativista. Os amantes do tradicionalismo tiveram a chance de adquirir CDs com as canções e quem mora longe ficou mais perto do campeirismo com as transmissões ao vivo e pela Internet por oito emissoras de rádio.

No Facebook da prefeitura de Lages, mais de 30 mil acessos nos três dias de Sapecadas, além da cobertura por portais de notícias da cidade. Estiveram registrados os engajamentos de dez Estados brasileiros e a interatividade do Uruguai, Japão, Bélgica, Austrália e Estados Unidos (EUA). O amor e saudade de Lages estiveram estampados em formas de “curtidas”, comentários e compartilhamentos, aproximando as pessoas de seus familiares e amigos, e à poesia das letras que enobrecem o campo e os hábitos gauchescos.

Nesta quinta-feira (27 de junho), a CDL começará uma pesquisa junto aos empresários, abordando pontos sobre hotelaria, restaurantes e varejo. Os resultados devem ser obtidos dentro de uma semana.

Recanto do Pinhão em novo endereço e aprovado pelo público

Ao todo foram 105 espetáculos de música e dança no Recanto do Pinhão Aracy Paim com cachês aos artistas, este ano com a iniciativa inédita de ser realizado na Praça Vidal Ramos Sênior (Praça do Terminal), com a participação de sete entidades beneficentes na venda de produtos típicos e envolvimento de 200 voluntários, em que foi adiantada a informação de o lucro ter sido maior que em 2018, porém, a prestação de contas oficial será fechada posteriormente. Além disto, 16 artesãos de associações e individuais puderam expor e vender seus artigos.

A presença da Associação Lageana de Escritores (ALE) reforçou o hall de atrativos e o posto da Polícia Militar (PM) garantiu a segurança do público. Sucesso nas transmissões, o Recanto do Pinhão recebeu mais de 100 mil acessos pelo Facebook da prefeitura de Lages em 16 dias ininterruptos.

Serra Catarina Festival de Inverno

Na ocasião das tratativas com o prefeito, o presidente da CDL, Marcos Tortelli, divulgou o 4º Serra Catarina Festival de Inverno, que acontecerá de 1º de julho a 31 de agosto, cujo lançamento será na segunda-feira (1º de julho), às 19h30, no Centro Cultural Vidal Ramos. Na programação, eventos de arte, cultura, música, gastronomia, esporte, tradição, exposições, entretenimento e aventura.

Texto: Daniele Mendes de Melo/Fotos: Toninho Vieira

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário