Notícia no Ato

Trabalho de manutenção das vias é constante em Lages

As ordens de serviço são expedidas semanalmente conforme a demanda, sendo que a própria comunidade informa a Secretaria de Planejamento e Obras sobre problemas do seu bairro

Além das grandes obras, que envolvem maquinários pesados, os serviços menores e não menos importantes, executados pelas equipes da Secretaria de Planejamento e Obras fazem a diferença quando o assunto é dar mais qualidade de vida aos moradores dos bairros. As frentes de trabalho se dividem em grupos e abrangem toda a cidade com serviços de manutenção e recuperação de ruas.Trabalhos como a recuperação de calçamentos, tubulação e desnível das vias são realizados diariamente pela Secretaria. Quanto às calçadas, é de responsabilidade de cada proprietário de imóvel construir e manter em dia a estrutura. Mas quando a mesma é danificada por alguma obra da prefeitura, seja da Secretaria de Obras ou Semasa, esta é recuperada pelo poder público.

O secretário Claiton Bortoluzzi reforça que, com a instalação de novas redes muitas vias foram danificadas, agravando ainda mais a situação, e precisam ser recuperadas. “A maior parte das nossas vias são de lajotas ou pedras balsáticas, por isso a importância deste trabalho para nossa cidade”, diz.De acordo com o gerente de obras, José Ademar Waltrick, as ordens de serviço são expedidas semanalmente conforme a demanda, considerando que a própria comunidade informa sobre os problemas do seu bairro. O telefone para contato é o 3225-3111 ou 3224-0033. “Estamos desafogando os pedidos que estavam acumulados. Nas últimas semanas tínhamos aproximadamente 100 ordens de serviço parar serem executadas e, destas, cerca de 70 já foram concluídas”, afirma Ademar.

O trabalho é constante, pois a cada semana novos chamados são realizados. O serviço é totalmente manual, o que depende de maior tempo para execução e paciência dos moradores, pois muitas vezes as ruas precisam ter o tráfego interrompido. Algumas ruas mais danificadas demoram até dois dias para serem concluídas. A maior dificuldade é o excesso de chuva, que atrapalha a execução dos trabalhos, e também o tráfego de caminhões pesados, que danificam as principais vias dos bairros.Esta semana as equipes estão concentradas nos bairros que são abrangidos pelo Complexo Araucária, como o próprio Araucária, o Santa Catarina, o São Luis e o Centenário. As moradoras Mari Camassol e Maria do Carmo acompanhavam do pátio de casa o trabalho de manutenção da rua Sebastião Pedroso, no bairro São Luis. “Fico contente que chegaram até nossa rua, pois são muitas na cidade para arrumar. Agora vai ficar bom”, comentam.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário