Notícia no Ato

Formatura de agentes de trânsito conclui aperfeiçoamento sobre técnicas de pilotagem com motocicletas

Lages conta atualmente com uma frota de 109.224 veículos, entre automóveis, caminhões, caminhões trator, caminhonetes, camionetas, ciclomotores, experiência, microônibus, motocicletas, motonetas, motores casa (motorhome), ônibus, reboque, semi-reboque, sidecars, tratores de rodas, tratores esteira, tratores misto, triciclos e utilitários

O trabalho de ordem e fiscalização de trânsito, exercido diariamente pelos agentes municipais, é desenvolvido com apoio de viaturas automóveis e motocicletas. E ao longo de três dias nesta semana (17, 18 e 19 de julho), 12 agentes da autoridade de trânsito, vinculados diretamente à Diretoria de Trânsito (Diretran), participaram de um treinamento específico sobre técnicas de pilotagem com motocicletas, ministrado por policias da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam), do 6º Batalhão de Polícia Militar (BPM). A formatura foi realizada na manhã desta sexta-feira (20 de julho), com entrega de certificados.

A solenidade no pátio interno do 6º BPM, bairro São Cristóvão, foi prestigiada pelo vice-prefeito, Juliano Polese e teve como anfitrião o comandante, tenente-coronel, Alfredo Nogueira dos Santos. “Mais uma ação importante que prepara os nossos profissionais para prestar um melhor serviço a nossa comunidade. Reforço que a prefeitura investiu em equipamentos de proteção, em uniformes, nas novas viaturas adquiridas em favor dos agentes de trânsito, bem como para a própria Polícia Militar através dos convênios que temos com a PM. Tudo isto em prol da segurança e da melhoria da mobilidade urbana, uma das prioridades do Município de Lages”, pontua o vice-prefeito. A cerimônia também foi acompanhada pelo diretor de trânsito (Diretran), Rogério Juary Gonçalves de Almeida; pelo gerente administrativo-financeiro do órgão, Ivan Andrade Garcia, e pela gerente de Educação de Trânsito, Fátima de Souza, entre outros servidores.

A capacitação teve duração de 24 horas/aula entre teoria e prática. No quartel do Batalhão, aconteceram as aulas teóricas e, no kartódromo, localizado na avenida Victor Alves de Brito, São Miguel, próximo à Companhia de Bebidas das Américas (Ambev) e em estrada de terra no bairro Ferrovia foram realizados os treinamentos práticos, bem como testes em avenidas da cidade.

Com a ementa, a finalidade da capacitação foi transmitir ao agente da autoridade de trânsito conhecimentos de métodos específicos sobre práticas de escolta e batedor para situações em que haja necessidade de ações em conjunto à Rocam; técnicas de abordagem para fiscalização de trânsito; deslocamentos em grupo; pilotagem defensiva de motocicletas; pilotagem defensiva sem garupa através de oficinas: Pista de cones, oito, slalom simples e duplo, passagens curvas entre cones, corredor, pistas de frenagens e frenagens com mudança de direção; técnicas de pilotagem em off-road, e oficinas no piso de barro: oito, circuito oval, slalom simples e duplo, subida e descida de barrancos, frenagem em reta com dois dedos, desaceleração, transposição de obstáculos e aplicações das técnicas em pista.

A união entre os dois órgãos de proteção à segurança pública de distintas esferas foi delineada diante do crescimento populacional, a urbanização e a crescente frota de veículos em Lages, tornando o trânsito nas cidades de médio e grande porte cada vez mais intenso, desafiador e estressante. O gerente de Trânsito, Jairo Ros Segundo, explica: “O conhecimento mais aprofundado da técnica de pilotagem trouxe dicas essenciais à forma de melhor realizar as atividades do dia a dia em que se faz fundamental a agilidade com o uso da moto.”

Você conhece a Diretran, a sua defensora no trânsito?

Lages conta atualmente com uma frota de 109.224 veículos (dados de janeiro a junho de 2018), entre automóveis, caminhões, caminhões trator, caminhonetes, camionetas, ciclomotores, experiência, microônibus, motocicletas, motonetas, motores casa (motorhome), ônibus, reboque, semi-reboque, sidecars, tratores de rodas, tratores esteira, tratores misto, triciclos e utilitários, cuja organização do tráfego nas vias públicas cabe à Diretran.

Segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SC), “empresas que executam reforma ou recuperação de veículos, bem como aquelas que compram, vendem ou desmontam veículos – sejam eles usados ou não – podem utilizar em caráter experimental placas específicas, para que os veículos sob seus cuidados possam circular dentro do território sob jurisdição da autoridade de trânsito que conceder essas placas, aplicável também para empresa fabricante ou montadora de veículos automotores ou de pneumáticos, a fim de permitir-lhes testes em via pública”.

Os serviços da Diretoria Municipal de Trânsito são executados por 37 agentes de trânsito que percorrem ruas e avenidas de Lages para orientar, fiscalizar, monitorar, sinalizar e, nos casos em que se faz necessário, aplicar notificações/autuações em razão de infrações.

Os agentes cumprem jornada/escala de dois turnos normais com seis horas cada: das 7h às 13h e das 12h30min às 18h30min. Aos sábados há um turno fixo, das 9h ás 17h. No caso de eventos aos domingos e/ou feriados, há uma convocação de agentes em regime de horas extras.

Da estrutura fazem parte cinco viaturas, destes, três veículos do modelo Gol, uma caminhonete Saveiro e um utilitário Kombi, bem como mais nove motocicletas. A sede administrativa, no segundo pavimento do Terminal Rodoviário Dom Honorato Piazera, funciona de segunda a sexta-feira das 8h ao meio-dia e das 14h às 18h. A Diretran está sob responsabilidade do secretário de Planejamento e Obras, Claiton Bortoluzzi.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário