Com os objetivos de incrementar a capacidade de atendimento e agilizar o processo, as admissões acontecem no Mercado Público Municipal Osvaldo Uncini. Expectativa é de que, até fim de janeiro, aproximadamente mil educadores sejam admitidos

O Departamento de Recursos Humanos (DRH) da Prefeitura de Lages iniciou nesta segunda-feira (12 de janeiro) a admissão de aproximadamente mil professores que atuarão no Sistema Municipal de Educação no ano letivo de 2026. Com as intenções de elevar a capacidade de atendimento e acelerar o trâmite, as admissões ocorrem no Mercado Público Municipal Osvaldo Uncini.
No primeiro momento serão contratados os professores em caráter temporário aprovados no Processo Seletivo nº: 006/2026. Na segunda etapa, prevista para ocorrer entre os dias 26 e 30 de janeiro, será a vez dos professores efetivos convocados na 2ª Chamada do Concurso Público nº: 003/2023.
De acordo com o secretário municipal da Educação, professor Dr. Cristian de Oliveira, o propósito é começar o ano letivo com o quadro de professores completo. “Começar o ano letivo de 2026 com todos os professores na sala de aula é uma determinação da prefeita Carmen Zanotto. Contamos com a agilidade, dinamismo e eficiência do nosso Departamento de Recursos Humanos (DRH) para conseguirmos este objetivo, pelo segundo ano seguido”, ressalta o secretário Cristian.
Para o diretor do Departamento de Recursos Humanos (DRH) da Prefeitura de Lages, Jefferson Viecelli, a escolha pelo Mercado Público adiciona capacidade de atendimento e confere mais rapidez ao processo de admissões. “Aqui contamos com um auditório, com as instalações do Serviço de Atendimento à Saúde do Servidor (Sass), para atendimento médico e verificação dos exames. As contratações estão sendo realizadas no hall do Mercado, em que separamos dez mesas com dez atendentes, para agilizar os trabalhos. Até o fim do mês serão aproximadamente mil admissões. Com o aumento da capacidade, esperamos terminar todo o processo antes do dia 2 de fevereiro, quando os professores iniciam suas atividades”, pondera Jefferson.
A professora do componente curricular de Educação Infantil, Gabriela Melo Duarte, aprova a organização e seleção do espaço das contratações. “A escolha do Mercado Público deu mais agilidade para as contratações. É um espaço amplo, cômodo e com muitas pessoas atendendo os professores”, salienta Gabriela.
As atividades pedagógicas no Sistema Municipal de Educação irão iniciar no dia 4 de fevereiro para as mais de 15 mil crianças e estudantes matriculados. Todos os professores, efetivos e chamados no Processo Seletivo, estagiários e equipes diretivas, começarão as atividades em 2 de fevereiro, nos preparativos e planejamento pedagógico para o início do ano letivo.


