Notícia no Ato

Políticas Habitacionais: Prefeitura de Lages revigora ações e lança edital para novas unidades do Programa Minha Casa, Minha Vida

Projeto prevê a construção de 140 unidades habitacionais, com no mínimo 45 metros quadrados de área útil cada, no loteamento residencial Ferrovia II, localizado na rua Major Bibiano Rodrigues de Lima, bairro Ferrovia

A Prefeitura de Lages dá mais um passo decisivo no fortalecimento das políticas públicas habitacionais e no enfrentamento do déficit de moradias no município. Por meio da Coordenação Habitacional e Regularização Fundiária foi lançado o Edital de Chamamento Público nº: 001/2026, que prevê a contratação de empresas de engenharia para a implantação de novos empreendimentos do Programa Minha Casa, Minha Vida.

A iniciativa comprova a responsabilidade e a preocupação da administração municipal em fomentar políticas habitacionais estruturantes, conectadas especialmente às famílias em situação de maior vulnerabilidade social. O Edital tem como objetivo selecionar empresas do ramo da construção civil com capacidade técnica para apresentar propostas junto à Caixa Econômica Federal (CEF), viabilizando a construção de moradias com recursos financeiros públicos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), no âmbito do programa federal.

Conforme estabelecido no Edital, a empresa selecionada, devidamente registrada no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) ou no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), será responsável pela elaboração dos projetos arquitetônicos e de engenharia, bem como pela execução das obras das unidades habitacionais.

De acordo com o executivo da Coordenação Habitacional e Regularização Fundiária, Thiago Bettú, o projeto prevê a construção de 140 unidades habitacionais, com no mínimo 45 metros quadrados de área útil cada, no loteamento residencial Ferrovia II, localizado na rua Major Bibiano Rodrigues de Lima, no bairro Ferrovia. O investimento estimado é de aproximadamente R$ 22 milhões. “Umm importante programa do Governo Federal, executado em parceria com o Município, que vai atender famílias em maior vulnerabilidade social, já devidamente cadastradas na Coordenação Habitacional e Regularização Fundiária”, lembra Bettú.

As empresas interessadas em participar do chamamento público podem acessar, a partir desta segunda-feira (12 de janeiro), o site oficial da Prefeitura de Lages, no endereço de link https://www.lages.sc.gov.br/editais-e-chamamentos, em que estão disponíveis todas as informações do Edital e seus anexos. O prazo para inscrição é de 30 dias corridos.

Segundo Thiago Bettú, a orientação da prefeita Carmen Zanotto é clara no sentido de priorizar investimentos contínuos em habitação. “A determinação da prefeita é que as políticas públicas habitacionais sejam tratadas como prioridade, garantindo dignidade, segurança e qualidade de vida às famílias que mais precisam do apoio do Poder Público”, finaliza.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!