Notícia no Ato

Prefeitura de Lages restabelece atendimento do Tratamento Fora de Domicílio no antigo prédio do Pronto-Atendimento Tito Bianchini

De respaldo ao público, atendimentos e entrega de processos acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h30min

Unrecognizable physician measures blood pressure a patient, close-up

A Secretaria Municipal da Saúde comunica que, a partir desta terça-feira (6 de janeiro), o Programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) volta a funcionar em seu antigo endereço, na Praça Leoberto Leal, nº: 20. O acesso ao serviço passa a ser feito pela Recepção da Secretaria da Saúde, localizada na porta lateral do antigo Pronto-Atendimento Tito Bianchini.

O atendimento estava oferecido provisoriamente no 3º andar da Policlínica Eneo Pacheco de Andrade, em razão das chuvas intensas ocorridas no mês de dezembro de 2025, exigindo-se a reorganização temporária dos serviços. Com a normalização da estrutura, a mudança de retorno ao endereço original já está em andamento, e tem como objetivo ofertar mais acessibilidade, comodidade e conforto aos pacientes que utilizam o Programa.

O retorno ao antigo endereço facilita o acesso dos pacientes aos serviços. “A reorganização do atendimento reflete o propósito da gestão com a qualidade dos serviços de saúde. Sob a orientação da prefeita Carmen Zanotto, temos trabalhado para garantir conforto, segurança e dignidade aos pacientes que dependem do Tratamento Fora de Domicílio”, ressalta a secretária da Saúde, Susana Zen.

O TFD, responsável pelo agendamento de viagens e pela emissão de passagens para tratamentos realizados fora do município de Lages, atende deslocamentos para todas as cidades de Santa Catarina. Somente em 2025 foram 5.981 atendimentos agendados, evidenciando a importância do serviço para a população lageana. Os atendimentos e a entrega de processos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h30min.

Instituído pela Portaria nº: 55 da Secretaria de Assistência à Saúde do Ministério da Saúde (MS), o Tratamento Fora de Domicílio consiste em um instrumento legal do Sistema Único de Saúde (SUS) que assegura o encaminhamento de paciente para tratamento médico em outros municípios, quando os procedimentos necessários não estão disponíveis na cidade de origem.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!