Notícia no Ato

Assistência Social divulga horários de funcionamento dos equipamentos e serviços em janeiro

Atendimentos têm horários diferentes em alguns equipamentos, e facilitam acesso por parte da população

A Prefeitura de Lages, por intermédio da Secretaria da Assistência Social, informa à população os horários de funcionamento dos principais equipamentos e serviços da rede socioassistencial, assegurando o acesso da comunidade aos atendimentos essenciais no mês de janeiro de 2026.

As oito unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras’s), juntamente à equipe de referência, estão atendendo de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. Os Cras’s são a principal porta de entrada para os serviços da assistência social, oferecendo orientação, acompanhamento familiar e acesso a programas sociais. Já o atendimento relacionado ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) ocorre no período matutino, das 8h às 14h (segunda a sexta-feira), com suporte às pessoas idosas e às pessoas com deficiência que atendem aos critérios do Benefício.

O Cadastro Único (CadÚnico), base de dados fundamental para o acesso a programas sociais, como o Bolsa Família, funciona em dois períodos: Das 8h às 12h e das 14h às 18h (de segunda a sexta-feira), permitindo maior flexibilidade para que as famílias mantenham suas informações atualizadas.

Os três Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas’s) estão atendendo das 12h às 18h. Já o Centro Dia do Idoso, Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) e Abordagem Social seguem com horários normais de atendimento. A Cozinha Comunitária segue o fluxo normal de entrega de marmitas para as pessoas cadastradas.

A organização dos horários visa favorecer o atendimento e alcançar ainda mais a eficiência dos serviços. “A gestão municipal tem o compromisso de proporcionar que a população tenha acesso qualificado aos serviços de assistência social. A definição dos horários busca otimizar os atendimentos, com acolhimento, orientação e respeito às famílias”, defende a prefeita Carmen Zanotto destaca que

População deve estar atenta aos horários e manter seus dados atualizados. “Os serviços da assistência social são indispensáveis para a garantia de direitos. Manter o Cadastro Único atualizado e buscar os atendimentos nos horários corretos contribui para um processo mais ágil e eficaz, tanto para os usuários, quanto para a gestão dos programas”, ressalta a secretária da Assistência Social, Inês das Graças Salmória.

A Secretaria de Assistência Social orienta que, em caso de dúvidas, a população procure as unidades mais próximas ou entre em contato com as equipes do Município para obter mais informações.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!