Ação conjunta entre Saúde e Assistência Social aprimora a segurança e o cuidado no transporte de usuários

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, promoveu nos dias 26 e 27 de novembro um curso de capacitação voltado aos motoristas responsáveis pelo transporte de pacientes. A atividade ocorreu no auditório da Secretaria da Saúde e teve como foco principal a reflexão sobre mudanças de comportamento para um trânsito mais seguro.
A organização do encontro ficou a cargo do setor de Transporte da Secretaria da Saúde, em parceria com o Núcleo de Educação permanente e Humanização em Saúde (Nephs), reunindo profissionais da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Diretoria de Trânsito de Lages (Diretran).

A formação foi conduzida pelo chefe da Delegacia da PRF, Carlos Magno da Cruz Junior, e pelo gerente do Diretran, Luís Ricardo Lehmkuhl. Durante os dois dias, os participantes receberam orientações sobre direção defensiva, responsabilidades no transporte de usuários do sistema público e práticas que contribuem para a redução de riscos nas vias.
Um dos aspectos relevantes do encontro foi a troca de experiências entre os profissionais, permitindo que os motoristas avaliassem situações do cotidiano e discutissem soluções práticas para tornar o transporte de pacientes ainda mais seguro e eficiente. “Seguindo a determinação da prefeita Carmen Zanotto, que tem como prioridade garantir um atendimento humanizado e seguro em todas as etapas do cuidado. Capacitar nossos motoristas é fundamental para assegurar que cada paciente seja transportado com responsabilidade e proteção”, destacou a Secretária da Saúde, Susana Zen.

A secretária de Assistência Social, Inês Salmoria também reforçou a relevância da ação conjunta entre as pastas. “Quando unimos esforços ampliamos a rede de cuidados. Essa capacitação é essencial para garantir que os motoristas que atuam diretamente com a população estejam preparados para conduzir com segurança, atenção e sensibilidade. A parceria entre Saúde e Assistência Social reflete nosso compromisso compartilhado com o bem-estar das pessoas”, pontuou.
“O curso vem para agregar mais conhecimento, reforçar boas práticas e promover a segurança de todos: motoristas, pacientes e acompanhantes”, afirmou o gerente de Transporte da Secretaria da Saúde, Melvy Almeida Neto Junior.
A iniciativa integra um conjunto de ações contínuas voltadas ao aprimoramento dos serviços prestados à população e ao avanço da cultura de segurança no transporte de pacientes.




