As inscrições devem ser realizadas presencialmente nas Unidades de Ensino até o dia 10 de dezembro, mesma data em que será divulgada a lista de estudantes matriculados. As atividades pedagógicas terão início em março de 2026

A Secretaria Municipal da Educação deu início ao período de matrículas do Programa Escola em Movimento – Oficinas de Contraturno (Pemuc) para o ano letivo de 2026. As inscrições devem ser realizadas presencialmente nas Unidades de Ensino até o dia 10 de dezembro, mesma data em que será divulgada a lista de estudantes matriculados. As atividades pedagógicas terão início em março de 2026.
A quantidade de vagas foi definida por cada escola, conforme sua estrutura física. As Unidades ofertarão em torno de seis oficinas, com três dias semanais de atividades. O edital contendo a relação completa de normas e critérios para realização das matrículas está disponível através do endereço https://www.educacaolages.sc.gov.br/documentos . .

As atividades pedagógicas do Programa Escola em Movimento – Oficinas de Contraturno (Pemuc) tiveram início em maio deste ano. Seu objetivo principal é ampliar o tempo de permanência dos estudantes de 22 Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) por meio da oferta de oficinas culturais, esportivas e pedagógicas. Seu intuito é proporcionar um ambiente enriquecedor, inclusivo e acolhedor, pela forma de uma educação dinâmica e relevante. Apenas as escolas com ensino integral não contarão com Oficinas de Contraturno, pelo fato de já possuírem jornada estendida.

Oficinas culturais, esportivas e pedagógicas
Esportivas – Voleibol, Futsal e Capoeira;
Culturais – Dança (street dance, ballet e CTG), Teatro, Artesanato, Banda, Coral, Musicalização e Desenho/Pintura;
Pedagógicas – Língua Inglesa, Letramento e Oratória, Matemática Divertida, Jogos de Lógica e Tabuleiro, Clube do Livro e Cinema.
Para o secretário municipal da Educação, professor Dr. Cristian de Oliveira, o Pemuc é mais uma ação pensada para qualificar o ensino no Sistema Municipal de Educação. “Recebemos da prefeita Carmen Zanotto a missão de transformar a educação municipal. O Escola em Movimento permite que todas as nossas Unidades de Ensino tenham sua jornada ampliada. É gratificante perceber o quanto o Programa já contribui para impulsionar o aprendizado e o desejo pelo conhecimento dos nossos estudantes”, salienta o secretário Cristian.
A diretora do Departamento de Projetos, Estudos e Pesquisas da Smel, Schayla Pissetti, ressalta a existência de um limite de vagas e o sucesso da implementação do Programa. “Caso restem vagas, o estudante poderá se matricular no próximo ano. Se porventura o limite de inscrições for atingido, serão utilizados alguns critérios de desempate. O Pemuc foi implementado em caráter experimental no ano de 2025, mas seu sucesso foi tanto que ampliaremos a permanência dos estudantes na escola de um para três dias”, salienta Schayla.
Através do Programa Pratinho Firmeza, os estudantes ainda receberão alimentação completa, conforme a oferta de cada unidade de ensino. Mais informações podem ser obtidas por telefone – (49) 3019-7620 e e-mail – contato@educacaolages.sc.gov.br .




