Município fortalece a proteção contra a poliomielite com vacinação acessível para todas as crianças do de Lages
Um grande evento esportivo e solidário para deixar crianças, adultos e idosos ainda mais ativos, saudáveis e felizes. O Município/Prefeitura de Lages/Secretaria da Saúde participou da II Corrida Contra a Poliomielite, promovida neste domingo (19 de outubro), pelo Rotary Club de Lages Alvorada, envolvendo atletas e moradores da cidade e visitantes de todas as idades em prol de uma causa de saúde global. A concentração aconteceu na sede da entidade, localizada na avenida Dom Pedro II, no bairro São Cristóvão, em frente ao Terminal Rodoviário Dom Honorato Piazera.
A Corrida, em sua 2ª edição, procura conscientizar a população sobre a importância da vacinação contra a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil. A ação contou com o apoio da Prefeitura de Lages, por intermédio das secretarias da Saúde e Municipal de Águas e Saneamento (Semasa) e Diretoria de Trânsito (Diretran), com respaldo de diversos parceiros, integrando a comunidade ao movimento mundial de combate à poliomielite, e mostrou a importância da prevenção e do engajamento comunitário na promoção da saúde e do bem-estar coletivo.
Durante o evento, a Secretaria da Saúde disponibilizou os serviços do Carro da Vacina, veículo que permaneceu estacionado durante toda a manhã no pátio do Rotary Club de Lages Alvorada, próximo à sede da instituição. A iniciativa ofereceu imunização às crianças, assegurando a todas o acesso à proteção contra a doença. Já a Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa) foi responsável pela distribuição de água aos participantes, enquanto a Diretoria de Trânsito (Diretran) atuou na organização e segurança dos atletas e do público em consonância à rotina do tráfego de veículos no trajeto do evento.
Mobilização pela saúde pública. “O Rotary tem um papel fundamental não apenas no Brasil, mas também em nível internacional, especialmente na política de motivação e apoio à erradicação da pólio. Esta Corrida lembra a os efeitos positivos de se manter uma boa cobertura vacinal para prevenir a paralisia infantil e outras doenças que já estavam erradicadas. Estamos unidos para garantir o acesso de todas as crianças à vacinação”, ressalta a Carmen Zanotto.
A vacina contra a poliomielite protege crianças de uma doença viral grave, que pode causar paralisia. Embora o Brasil não registre casos desde 1990, a poliomielite ainda representa uma ameaça global, circulando em algumas regiões do mundo. Desde 2016, a cobertura vacinal no país apresenta índices abaixo de 95%, um alerta para a população. A imunização é oferecida gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Sistema Único de Saúde (SUS), com proteção para crianças e adolescentes e mantém o país livre da doença.
O 1º colocado na categoria masculina de cinco quilômetros foi Ruan Carlos Oliveira, morador do bairro Guarujá. “Não é só uma corrida, a experiência é um desafio. Eu vim da primeira etapa em que tirei 5º lugar, e hoje chegar em 1º é compensador.”
Na categoria feminina, Jucemara de Oliveira conquistou o 7º lugar. Ela participou acompanhada do filho Edson, e dos netos, Francisco, de cinco anos, e Caetano, de dois anos, que disputaram a corrida Kids. “Muito bom correr com a família, acaba sendo um exemplo para eles, nspira a gente em fazer melhor também”, comemora a corredora.