Notícia no Ato

Depois de dez anos, desnivelamento do pavimento da rua Frei Rogério será eliminado

Serviços são feitos por servidores e maquinário da prefeitura e com material de terceirizada

Desde as primeiras horas do dia depois do nascer do Sol e com alta nebulosidade, as máquinas da prefeitura se movimentavam na manhã desta quinta-feira (5 de julho), no cruzamento entre as ruas Frei Rogério e a Aristiliano Ramos, no Centro, em frente ao Memorial Nereu Ramos, onde há aproximadamente dez anos uma depressão na pista incomoda motoristas e atrapalha o fluxo deste que é um dos mais movimentados pontos do centro da cidade.

O problema crítico antigo é alvo de reclamações diárias na Secretaria de Planejamento e Obras. São queixas de que a parte frontal dos veículos encosta e raspa por conta do rebaixamento ou que ao avistar o desnível os motoristas freiam para evitar o solavanco e acabam sendo atingidos pelos carros embalados de trás. Em torno de 11 toneladas de massa asfáltica serão depositadas para preencher e nivelar o local, com camada de oito centímetros, tornando-o perfeito para a passagem dos veículos que seguem em direção às ruas João de Castro, Vidal Ramos Júnior ou Frei Gabriel. O material é fornecido pela empresa CCL Construtora, vencedora de licitação.

Da mesma forma, outro buraco, na rua Aristiliano Ramos, por onde passa uma tubulação antiga, será eliminado. Este desnível, próximo a uma barbearia, surgiu depois de, à época, ser colocado material por cima dos tubos, além de possível impasse de compactação, causando o achatamento da via.

O terceiro empecilho de melhor mobilidade urbana são as quatro bocas de lobo entupidas por materiais diversos e os operários aproveitaram para resolver dois problemas de uma vez só para não causar transtornos desnecessários aos motoristas, uma vez que a via está com duas interrupções – na esquina das duas ruas mencionadas e no semáforo entre a Frei Rogério e a Caetano Vieira da Costa. Uma delas, boca de lobo anteriormente localizada ao lado da loja de colchões, foi deslocada mais acima, em frente ao estabelecimento, facilitando a coleta da água.

Para esta sexta-feira (6 de julho), será feita uma limpeza mais aprofundada com utilização de caminhão hidro com o intuito de desobstrução da tubulação por completo. “A Secretaria busca dar atenção prioritária aos problemas mais urgentes apontados pela comunidade e a questão do trânsito é permanente. Uma cidade com o tráfego fluente é um lugar com mais satisfação por parte de seus habitantes”, reitera o secretário Claiton Bortoluzzi.

Os serviços estão sendo executados por operários e maquinário da Secretaria de Planejamento e Obras. Em torno de dez servidores da prefeitura trabalham no local, com uso de rolo compactador, máquinas fresa, caminhão de pintura de ligação para preparara o recebimento do asfalto e caminhões basculantes (caçambas), conforme informa o engenheiro civil Franco Mendes. O trânsito está bloqueado nestes endereços e a expectativa é que as atividades sejam concluídas até o final da manhã, com imediata liberação das pistas pela Diretoria de Trânsito (Diretran), órgão sinalizador e de orientação.

Trabalho não para

Praticamente todos os dias os servidores realizam operações tapa buracos em ruas e avenidas em todos os cantos do perímetro urbano de Lages. Além disto, há uma ampla programação de implantação de lombadas físicas e faixas elevadas para redução de velocidade dos carros e de travessia de pedestres. As faixas serão construídas na rua Caetano Vieira da Costa, descida para o Parque Jonas Ramos (Tanque), na rua Humberto de Campos (bairro Sagrado Coração de Jesus). Estes mecanismos começarão a ser instalados na próxima semana.

Já a lombada física da avenida João Papa João XXIII (bairro Petrópolis), em frente ao Posto Beatriz, será aumentada em comprimento e altura ainda nesta quinta-feira (5 de julho). A avenida Corina Caon (bairro Jardim Panorâmico) também ganhará duas lombadas e a rua Bernardo Gonçalves Küster (São Miguel) receberá uma. Duas lombadas físicas já foram colocadas na rua Portugal (bairro Guarujá) e duas na rua Independência (bairro Gethal – fundos do Centro de Ciências Agroveterinárias – CAV).

Fotos: Daniel Costa

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário