Notícia no Ato

Oficinas “Solos e Cores da Terra” privilegiam estudantes da rede de ensino municipal no Mês do Meio Ambiente

Deve-se despertar o senso comum da obrigação de todos cuidarem do meio onde vivem e manter um planeta saudável para as próximas gerações

Em junho, Mês do Meio Ambiente, oficinas com o tema “Solos e Cores da Terra” foram realizadas nas Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) Fauta Rath (bairro Vila Mariza), com participação de 20 alunos, Santa Helena (Copacabana), com 24, e Professor Osni de Medeiros Régis, bairro Tributo, também com 24 participantes, totalizando 68. As oficinas foram ministradas pelas secretarias do Meio Ambiente e Serviços Públicos e da Agricultura e Pesca, e Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), e foram concluídas na quinta-feira (28 de junho), cumprindo a programação do Mês do Meio Ambiente.

A “Solos e Cores da Terra” explorou a abordagem do solo, por parte das explicações da Secretaria da Agricultura, através da engenheira agrônoma, Josie Moraes Mota, e da engenheira florestal, Caroline Aparecida Waltrick Cardoso. Já a Epagri realizou a aprendizagem da feitura de tintas com solos de diferentes tipos e tonalidades, ministrada pela extensionista, Vanessa Aparecida Melo, que ensinou a fabricação com terra, água e cola e abriu a conscientização sobre a valorização do solo além da prática do plantio. Crianças e adolescentes pintaram caixinhas e fizeram artesanato com este produto, que pode ser utilizado em muros de escolas, entre outras aplicações e finalidades de composição.

Houve três momentos desta oficina ao longo do mês de junho. “Já havíamos desenvolvido estas oficinas em outra época e as escolas pediram novas edições, falando deste recurso tão salutar”, observa a bióloga da Secretaria do Meio Ambiente, Michelle Pelozato.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário