O transtorno do espectro autista (TEA) é uma condição comum, com diagnósticos precisos e cada vez mais frequentes, que requerem atendimento multidisciplinar para contornar os desafios. Em Lages o Instituto Autismo faz um trabalho de referência nesta área. Elizeu Mattos, Gil Zappellini e sua esposa Maeve Jasper Zappellini, estiveram na casa de atendimento, localizada no Bairro São Cristóvão.
“É fundamental que se olhe para a causa autista, que faz parte da realidade de muitas famílias na nossa cidade. É preciso viabilizar a inclusão de forma mais abrangente para o tratamento e intervenção”, afirma Gil.
Segundo o coordenador da Associação Catarinense de Apoio Social e Educacional à Família Instituto Aprender para Vencer, Alex Amaral, o Instituto Autismo atende 204 famílias nos períodos da manhã, tarde e noite. No local são oferecidos serviços como neuropsicologia, neurologia, nutricional, terapia ocupacional, serviço social, psicologia, fisioterapia, equoterapia, entre outros.
“Lages precisa estar ciente desse trabalho de referência e essencial na saúde que vem sendo realizado pelo Instituto Autismo. Seremos parceiros e iremos priorizar iniciativa para que mais familias que tenham em seu meio alguém com este tipo de transtorno, também possam ser beneficiadas, enfatizou Elizeu.
Texto e fotos: Comunicação Feliz Lages do Povo – Elizeu Mattos e Gil Zappellini – É 15!