Notícia no Ato

36ª Festa Nacional do Pinhão: A Serra chama para viver uma experiência única

Já anota na agenda: Edição de 2026 ocorre de 22 de maio a 7 de junho e une cultura, gastronomia, turismo e grandes shows na Serra Catarinense

A Festa Nacional do Pinhão 2026 já tem data marcada e chega com um convite claro: Viver o inverno da Serra Catarinense em sua essência. De 22 de maio a 7 de junho Lages será novamente palco de um dos maiores e mais tradicionais eventos do Sul do Brasil, reunindo cultura, gastronomia típica, turismo rural, hospedagem acolhedora e grandes shows. O novo formato firma os acertos da última edição e promove mudanças voltadas à profissionalização do evento, cuja marca oficial passa a estar diretamente atrelada ao Município.

Realizada pelo Poder Público Municipal, a Festa preza a identidade local e valoriza a economia, o turismo e a cultura regional. A proposta é proporcionar ao público uma experiência completa: Da culinária à base do pinhão aos atrativos do inverno serrano, passando pelo turismo rural, pelas pousadas da região e por uma programação cultural e musical diversificada.

Comissão Central Organizadora dá início aos preparativos

Os preparativos para a 36ª edição já começaram em 2025. Ainda no começo deste mês de janeiro de 2026 foi oficializada a Comissão Central Organizadora (CCO). Assinado pela prefeita Carmen Zanotto, o decreto institui o chefe de gabinete da Secretaria de Gabinete da Prefeita e Relações Institucionais, Samuel Ramos, como presidente; seguido pela secretária da Administração, Fernanda Torres; pelo secretário da Fazenda, Valdeci Macedo de Liz; pela procuradora-geral do Município (Progem), Rosane de Oliveira; pela secretária do Turismo, Ana Vieira; pela superintendente da Fundação Cultural de Lages (FCL), Carla Zonatto; pelo executivo de Comunicação, Diogo Schimitz; pelo secretário do Planejamento Urbano, Malek Ráu Dabbous, e pelo secretário de Serviços Públicos, Jean Corbellini.

Entre as primeiras missões da CCO ficou a definição do melhor formato, com base em estudos técnicos e nas avaliações do público. “A Festa Nacional do Pinhão é mais do que um evento, é uma experiência que traduz quem somos enquanto cidade e região. Em 2026 queremos que cada pessoa que venha a Lages sinta o acolhimento da Serra, experimente nossa gastronomia, conheça nosso turismo e viva intensamente o inverno lageano. Estamos construindo uma Festa organizada, profissional e conectada com a nossa identidade, pensando tanto na população, quanto nos visitantes que escolhem Lages como destino”, destaca a prefeita Carmen Zanotto.

Evento vai marcar 100 dias para a Festa do Pinhão

A contagem regressiva para a Festa Nacional do Pinhão 2026 terá um marco inédito. No dia 11 de fevereiro, às 15h, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Lages, será realizado o evento dos 100 dias para a Festa, iniciativa que acontece pela primeira vez na história do evento. Na ocasião, a organização irá apresentar as principais novidades da edição, informações gerais sobre o formato e um panorama do que o público poderá vivenciar durante o evento.

Sapecadas mantêm protagonismo no Centro

Mesmo com as mudanças estruturais, a Festa Nacional do Pinhão mantém seus pilares culturais. A Sapecada da Canção Nativa e a Sapecada da Serra Catarinense seguem como destaques da programação, realizadas no Calçadão da Praça João Costa, no Centro de Lages, enaltecendo o vínculo da Festa com a comunidade e com a música nativista.

Na última edição da Sapecada da Serra Catarinense, a composição “Coxilha Pobre”, assinada por Luiz Pedro Zamban e Ricardo Oliveira, foi a grande vencedora, conquistando ainda os prêmios de Melhor Letra, Melhor Melodia e Melhor Instrumentista. Já na Sapecada da Canção Nativa, o 1º lugar ficou com “Poncho Miliquero”, de Evair Suarez Gomez e Juliano Marciom Gomes Ávila, interpretada por Pirisca Grecco.

Vem aí a Arena Pinhão

Para os shows nacionais de grande porte, o local escolhido é o tradicional Parque de Exposições Conta Dinheiro, que recebe a Arena Pinhão, palco principal da Festa. O espaço será dedicado a grandes apresentações musicais.

No Centro da cidade, o Recanto do Pinhão Aracy Paim segue como espaço de gastronomia e cultura, com maior integração ao Mercado Público Municipal Osvaldo Uncini e a outros pontos da cidade, que também farão parte da programação oficial. A proposta é espalhar a Festa por Lages, envolvendo moradores e visitantes em diferentes experiências.

Para a secretária do Turismo, Ana Vieira, o evento vai além do entretenimento. “A Festa Nacional do Pinhão é um dos principais atrativos turísticos de Lages e tem impacto direto na economia e na ocupação da rede hoteleira, das pousadas e dos empreendimentos rurais. Para este ano, o público encontrará uma cidade estruturada para receber moradores e visitantes, com programação cultural, gastronomia típica e experiências ligadas ao inverno da Serra Catarinense.”

Recanto do Pinhão reúne shows nativistas e gastronomia típica no Centro

No Centro de Lages, o Recanto do Pinhão Aracy Paim será novamente um dos espaços da Festa Nacional do Pinhão. O local contará com shows nativistas, apresentações culturais e uma programação voltada à gastronomia típica, com evidência para pratos à base de pinhão. Integrado também ao comércio local, o Recanto é um ponto de encontro entre moradores e turistas, oferecendo uma experiência cultural e gastronômica durante todo o período do evento.

Com inverno, boa comida, tradição, música e hospitalidade, a 36ª edição da Festa Nacional do Pinhão se apresenta como um convite a quem busca viver a Serra Catarinense em sua forma mais autêntica.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!