A rede varejista Havan foi notificada pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) a remover os vídeos do quadro “Amostradinhos do Mês”, que expunha rostos de pessoas flagradas cometendo furtos nas lojas da marca. A medida ocorreu após denúncia de um político do PSOL de Santa Catarina, apontando possível violação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Os vídeos, divulgados nas redes sociais da Havan e do empresário Luciano Hang, utilizavam imagens de câmeras de segurança para satirizar os suspeitos, numa paródia ao modelo de “funcionário do mês”. A ANPD determinou a exclusão imediata do material, sob pena de multa que pode alcançar R$ 50 milhões.
Em nota, a Havan afirmou que os vídeos eram divulgados apenas em casos de reincidência e que houve uma redução de 60% nos furtos desde o início da campanha, em agosto de 2024. A empresa protocolou pedido de reavaliação da notificação, ainda em análise pela ANPD.
Enquanto aguarda decisão final, a Havan suspendeu a veiculação dos vídeos.