Notícia no Ato

Geadas e hortaliças: orientações da Epagri ajudam a reduzir prejuízos

O frio intenso e principalmente as geadas representam uma ameaça significativa para a produção de hortaliças, especialmente em regiões de clima subtropical e temperado. Para auxiliar os agricultores familiares de Santa Catarina a minimizar os danos causados pelas baixas temperaturas, extensionistas rurais da Epagri apresentam recomendações específicas para diferentes grupos de hortaliças. Confira:

1. Hortaliças Folhosas (alface, agrião, espinafre, rúcula, entre outras)

Uma das recomendações para as brássicas é priorizar cultivares mais tolerantes ao frio em épocas de maior risco (Foto: Aires Mariga/Epagri)

● Manejo recomendado: Manter o sistema de irrigação por aspersão ligado durante a ocorrência de geadas, principalmente nas últimas horas da madrugada até o nascer do sol.

● Justificativa: A água, ao liberar calor latente durante a mudança de fase, forma uma fina camada de vapor que ajuda a manter a temperatura dos tecidos vegetais acima do ponto de congelamento.

● Cuidados extras: Evitar o excesso de adubação nitrogenada dias antes da previsão de frio, pois tecidos muito tenros são mais suscetíveis ao congelamento. Aplicação de aminoácidos e produtos com sulfato podem ajudar na redução do ponto de congelamento da água nas plantas, assim como ajudam a se recuperar do estresse após o evento. Em áreas menores, se a geada for leve, basta cobrir os canteiros com sombrite para que não haja o congelamento dos tecidos das plantas.

2. Brássicas (couve, repolho, brócolis, couve-flor)

● Manejo recomendado: Em plantas em fase de floração ou formação de inflorescência (como o brócolis e a couve-flor), amarre as folhas superiores sobre os botões florais  para protegê-los diretamente da geada.

● Irrigação: Também é possível usar irrigação por aspersão, desde que iniciada antes do congelamento e mantida até após o nascer do sol.

● Planejamento: Priorizar cultivares mais tolerantes ao frio em épocas de maior risco. Aplicação de aminoácidos e produtos com sulfato podem ajudar na redução do ponto de congelamento da água nas plantas, assim como ajudam a recuperar do estresse após o evento.

3. Hortaliças de Raiz (cenoura, barata, beterraba, rabanete)

Registro de plantação de batata-salsa após a geada, no município de Angelina – a dica é evitar a colheita logo após o fenômeno climático

● Manejo recomendado: Embora essas hortaliças sejam mais tolerantes à geada leve, recomenda-se protegê-las com coberturas leves, como palhada, quando as temperaturas previstas forem muito baixas.

● Colheita: Evitar colheitas logo após a geada; aguardar a temperatura subir para evitar rachaduras ou deterioração rápida.

4. Hortaliças de Fruto (tomate, pimentão, abobrinha, pepino)

● Manejo recomendado: Essas culturas são altamente sensíveis ao frio. Em cultivos a campo, usar cobertura com manta térmica (tipo “TNT”) ou túneis baixos com plástico pode proteger as plantas nas noites mais frias.

● Irrigação por aspersão: Só deve ser usada se houver estrutura adequada para manter a irrigação contínua durante a madrugada.

● Planejamento: Evitar plantios tardios em regiões de altitude no outono/inverno. Em estufas, reforçar vedação e controle da ventilação para reduzir perdas de calor.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!