Notícia no Ato

Confirmada morte de macaco por febre amarela em Capão Alto

A Secretaria Municipal de Capão Alto, na Serra, confirmou a morte de um macaco por febre amarela. O animal foi encontrado morto na localidade de Guamirim, no interior do município, no mês passado. A confirmação saiu após análises de material coletado feitas no Laboratório Central do Estado (Lacen), em Florianópolis, atestando que o animal morreu por causa da doença.

A febre amarela é uma doença grave, transmitida por mosquitos. Os macacos infectados passam o vírus aos insetos ao serem picados. Estes mosquitos, por sua vez, podem picar humanos em áreas próximas a matas. A vacinação é a medida mais eficaz para prevenir a doença. É importante ressaltar que os macacos não transmitem o vírus a humanos.

A secretária de saúde de Capão Alto, Gislaine Freitas, explica que este é o primeiro caso de febre amarela confirmado em bugios no município, por conta disso, as autoridades sanitárias locais estão em alerta. “A vacina é a medida mais importante para prevenção e controle da doença. A dose é oferecida gratuitamente no sistema público de saúde”, assinala. “Pedimos que as pessoas tenham cuidado e, quem ainda não se vacinou contra a doença, procure o posto de saúde para tomar a dose”.

A febre amarela é uma doença de evolução rápida. A pessoas infectadas apresentam febre, dor de cabeça, dor abdominal, icterícia (pele amarela), dentre outros sintomas.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!