Um homem morreu na noite de sexta-feira (3) após ficar soterrado em um silo de ração no bairro Ribeirão Basílio, nas instalações da empresa Rações Pamplona, em Rio do Sul (SC). O acidente foi registrado por volta das 22h16.
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar, a equipe de socorro foi acionada após funcionários ouvirem gritos de pedido de ajuda vindos de dentro do silo. Quando os bombeiros chegaram ao local, a vítima — um homem adulto — já estava totalmente soterrada no interior de um poço com aproximadamente 6 metros de comprimento por 6 metros de largura e 4,5 metros de profundidade.
Segundo informações colhidas no local, o trabalhador realizava a revolvimento da ração para o alimentador que fica no fundo do silo quando acabou caindo e afundando na massa de ração, que era muito fina e estava a uma temperatura de cerca de 40 graus.
A equipe iniciou imediatamente as buscas, removendo parte da ração com auxílio de funcionários. Após cerca de 30 minutos de trabalho, o homem foi localizado a 3 metros de profundidade, sem sinais vitais.
Para a remoção, os bombeiros utilizaram cordas e um sistema de polias, com apoio de uma máquina carregadeira da empresa, conseguindo içar o corpo até a superfície. Após o resgate, foram acionados a Polícia Civil e o Instituto Geral de Perícias (IGP) para os procedimentos cabíveis.
Nota de pesar
A empresa Rações Pamplona e toda a comunidade de Rio do Sul manifestam profundo pesar pelo falecimento do trabalhador envolvido no trágico acidente.
Neste momento de dor, solidarizam-se com familiares, amigos e colegas de trabalho, expressando sinceros sentimentos e prestando apoio à família.
As causas do acidente serão apuradas pelas autoridades competentes.