Inscrições seguem abertas até 20 de fevereiro para candidatas de 20 a 29 anos; escolha da realeza da 36ª Festa Nacional do Pinhão ocorrerá em 5 de março, no Mercado Público Municipal Osvaldo Uncini

A busca pela coroa da 36ª Festa Nacional do Pinhão já começou. Com a primeira inscrição registrada, inicia a caminhada de jovens que carregam o sonho de representar Lages e integrar a realeza deste ano.
A lageana Luisa Corrêa da Silva, de 20 anos, moradora do bairro Caroba, é a primeira candidata oficialmente inscrita no Concurso. Estudante de Nutrição, auxiliar administrativa e escritora, Luisa transforma em realidade o sonho de fazer parte da realeza de um dos maiores eventos culturais do Sul do país. “Eu nasci e cresci em Lages, construí um vínculo muito forte com a cidade. Sinto carinho e admiração, e foram estes fatores que me motivaram a me inscrever”, conta. Escritora nas horas vagas, ela já publicou o livro de suspense “Uma Vida Além da Morte” e tem como hobbies a musculação, viagens e momentos com a família e amigos.
Ao falar sobre a cidade, Luisa revela uma conexão que vai além do evento. “Lages, para mim, é tradicionalismo, cultura e acontecimentos históricos que ficam guardados em nossos corações. Também é amor e alegria, tanto para quem vive aqui quanto para quem vem conhecer a cidade.”

Inspirada pelas mulheres que já ocuparam o posto de rainha e princesas, ela vê na realeza um símbolo de representatividade. “Vejo as rainhas e princesas como uma inspiração, pela força e coragem”, destaca. Mesmo reconhecendo a concorrência, ela encara o desafio com serenidade. “Não será nada fácil, porque Lages tem muitas mulheres bonitas, talentosas e inteligentes. Mas, independentemente do resultado, já me sinto uma vencedora por estar tentando.”
Inscrições seguem abertas na Fundação Cultural de Lages
As inscrições seguem abertas até o dia 20 de fevereiro e devem ser feitas presencialmente na Fundação Cultural de Lages (FCL), das 8h às 11h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira. No ato da inscrição é necessário apresentar toda a documentação exigida no Edital, disponível no site da Prefeitura de Lages – link https://www.lages.sc.gov.br/editais-e-chamamentos.
Para a prefeita Carmen Zanotto, o Concurso tem um papel importante dentro da programação do evento. “A realeza da Festa do Pinhão é quem leva o nome de Lages para além dos limites do município, apresentando nossa história, nosso povo e a forma acolhedora com que recebemos quem nos visita”, ressalta.
Uma das novidades deste ano é a alteração na idade mínima. Podem participar mulheres entre 20 e 29 anos completos até a data do Concurso. O regulamento também exige que as candidatas sejam naturais do município ou residam em Lages há pelo menos três anos, além de não terem sido rainha ou princesa em edições anteriores.
A superintendente da Fundação Cultural de Lages (FCL), Carla Zonatto, enfatiza que o Concurso vai muito além da estética. “É um processo que envolve preparo, conhecimento e responsabilidade”, explica.
Após as inscrições, as candidatas participam de encontros, ensaios e treinamentos. Ao final desta etapa, 12 finalistas serão selecionadas para a grande decisão. Os jurados avaliarão postura, desenvoltura, beleza, simpatia, comunicação e conhecimento sobre Lages e a Festa.
A escolha da realeza acontecerá no dia 5 de março, no Mercado Público Municipal Osvaldo Uncini. “Será um momento especial, em que as candidatas vão viver na noite da escolha, mostrando dedicação, conhecimento e o desejo de representar a cidade”, finaliza o executivo de Comunicação, Diogo Schimitz.
A 36ª Festa Nacional do Pinhão será realizada de 22 de maio a 7 de junho de 2026, reunindo gastronomia, música, cultura e tradição na Serra Catarinense.


