Notícia no Ato

Estudantes da rede estadual de ensino realizam segundo simulado de avaliação da aprendizagem

Os estudantes dos 5º e 9º anos do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio das 1.038 escolas estaduais de Santa Catarina realizaram, nesta quarta-feira , 27, o 2º simulado de avaliação da aprendizagem. Nos períodos da manhã e da tarde foram aplicadas provas de Língua Portuguesa e Matemática. A iniciativa visa melhorar os processos de ensino e aprendizado, além de treinar os alunos para provas futuras.

A estimativa é de que mais de 128 mil alunos, que fizeram a primeira avaliação em julho tenham realizado o simulado nesta quarta-feira. “Já tivemos o nosso primeiro simulado no mês passado, teremos o terceiro no próximo mês e através desses simulados nós estamos qualificando os nossos professores. Para que eles verifiquem o nível de aprendizado dos nossos alunos. No primeiro simulado, nós capacitamos 5 mil professores de Língua Portuguesa e Matemática, foram 13 polos numa ação estratégica, bem pontual para que a gente trabalhasse as dificuldades encontradas nesse primeiro simulado. E agora a gente vai, através do segundo simulado, também buscar essa qualificação dos nossos professores e estudantes”, disse a secretária adjunta de Estado da Educação, Kênia Scarduelli.

O pequeno Arthur de Souza, do 5º ano do Instituto Estadual de Educação, em Florianópolis, estava bem animado depois de realizar a prova. “Essa prova eu achei bem legal mesmo, mais divertida e até que estava bem fácil de fazer. A prova ajuda a gente desenvolver também a escrita, por causa dos textos, a caligrafia, os sinais de pontuação. E também ajuda a gente a melhorar nos estudos, e a gente também ganhou pirulito”, conta.

Na EEB Laércio Caldeira de Andrade, em São José, na Grande Florianópolis, também foi aplicada a prova. A estudante Sthella Yasmim Silva dos Santos, do 3º ano do ensino médio, já notou na primeira avaliação que deveria dar uma atenção especial à leitura, para melhorar nos próximos testes. “O simulado vai me ajudar muito com a leitura, com as provas futuras, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e a praticar esse tipo de avaliação futura”.

O jovem Renato Germano Fernandes, do 9º ano, por conta de uma maior habilidade em matemática, disse que teve mais facilidade na disciplina agora na segunda prova e acredita que o simulado é uma boa oportunidade de avaliar o próprio nível de aprendizagem. “O simulado pode me ajudar a rever uns conteúdos que eu já tinha aprendido e tinha esquecido. E também ele serve pra ver o nível de aprendizagem”, analisou o estudante.

A ação integra o programa Qualifica SC, do Governo de Santa Catarina, e tem como objetivo principal qualificar o processo de ensino e aprendizagem, buscando uma educação mais eficiente, equitativa e de qualidade em todo o estado. Os simulados são uma oportunidade crucial para reconhecer os desafios e impulsionar a recomposição das aprendizagens, utilizando dados reais como base e funcionando como uma ferramenta de apoio fundamental para as escolas.

Com eles, será possível diagnosticar a situação atual da aprendizagem dos estudantes em nível estadual, identificando tanto as habilidades que já estão consolidadas quanto as defasagens existentes. Os resultados fornecerão dados comparativos entre o desempenho previsto e o real, informações vitais para que as ações de intervenção sejam mais assertivas.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!