Notícia no Ato

Assistência Social contra as Fake News: CadÚnico não possui perfil em redes sociais e Bolsa Família não pede biometria

O Cadastro Único efetuado somente de modo presencial na Central de Cadastro Único na Secretaria da Assistência Social ou em uma das unidades de Centro de Referência de Assistência Social (Cras)

A Secretaria da Assistência Social, um dos pilares da Prefeitura de Lages, alerta a população em meio a um cenário crescente de desinformação e fake news, e recomenda, à comunidade, cuidado com perfis falsos em redes sociais ou mensagens de texto enviadas por aparelho celular (SMS) atribuídos ao Cadastro Único (CadÚnico), ferramenta que identifica famílias de baixa renda para inclusão nos programas sociais do Governo Federal. E reforça: O CadÚnico não possui perfis em redes sociais, como Instagram e Facebook.

O Cadastro Único foi criado pelo Governo Federal, mas operacionalizado e atualizado pela Prefeitura de Lages, via Central de Cadastro Único na Secretaria de Assistência Social, ou nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras’s) de forma gratuita. Ao se inscrever ou atualizar seus dados no Cadastro Único, a família poderá acessar vários programas sociais, respeitando os critérios de cada programa, porém, o primeiro passo é ter sempre o cadastro atualizado.

Conta, aliás, com aplicativo para prestação de informações e orientações, contudo, vale lembrar que o Bolsa Família e o CadÚnico não usam redes sociais para atender, comunicar-se ou pedir biometria de usuários. Portanto, não deve ser aceito qualquer recebimento de mensagens via rede social ou WhatsApp. O cidadão deve denunciar o caso e dirigir-se à Central de Cadastro Único ou ao Cras.

Cabe ressaltar a inexistência de inscrição online (virtual) do CadÚnico. A inscrição no Cadastro é feita pessoalmente e realizada pelas equipes da Central de Cadastro Único e dos oito Centros de Referência de Assistência Social (Cras’s) de Lages. “São de grande importância a atualização e o cuidado com as informações. Primeiro para um bom atendimento e, segundo, evitarmos que a população caia em golpes e seja prejudicada”, salienta a prefeita Carmem Zanotto.

Documentos necessários para ser cadastrado no Cadastro Único

Pessoas a partir de 16 anos: Certidão de nascimento ou casamento, documento de identificação, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e/ou título de eleitor, carteira de trabalho, comprovante de residência e comprovante de renda.

Menores de 16 anos: Certidão de nascimento, documento de identificação, Cadastro de Pessoa Física (CPF), atestado de frequência escolar e termo de guarda.

Após estar inserido no Cadastro Único, a família pode ser beneficiada por diversos programas

·         Programa Bolsa Família

·         Benefício de Prestação Continuada (BPC)

·         Tarifa Social de Energia Elétrica

·         Tarifa Social de Água

·         Isenção do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU)

·         Pé de Meia

·         Carteira do Idoso

·         Fraldas Geriátricas

·         Óculos de Grau

Onde fazer inscrição ou atualizar cadastro?

Central de Cadastro Único: Praça João Ribeiro, nº: 13 – Centro

Cras 1: Rua Lauro Liz Costa, s/nº – Bairro Popular

Cras 2: Rua Visconde de Cairú, nº: 249 – Bairro Centenário

Cras 3: Rua Dalila Canani Delfes, nº: 230 – Bairro Penha

Cras 4: Rua Ludovico Kuck, s/nº – Bairro Tributo

Cras 5: Rua Luís Floriani Júnior, s/nº – Bairro Santa Mônica

Cras 6: Rua Jair de Souza Passos, nº: 155 – Bairro Bela Vista

Cras 7: Av. Luís de Camões, nº: 1.853 – Bairro Conta Dinheiro

Cras 8: Rua Professor Simplício, nº: 765, esquina com Sebastião Euriques de Oliveira – Bairro São Pedro/Gralha Azul

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!