Notícia no Ato

Palestra sobre Primeiros Socorros atrai moradores do Bairro Santa Mônica

A palestra contou com oficinas práticas de orientações, com foco em minimizar danos à pessoa socorrida até o atendimento especializado

A Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria da Saúde, promoveu aos moradores do bairro Santa Mônica, na tarde desta segunda-feira (29 de setembro), uma palestra sobre primeiros socorros. O encontro teve como tema o Setembro Amarelo, dedicado a cuidados com a saúde mental.

A palestra faz parte da programação dos encontros do Grupo Viva Bem e esse mês foi ministrada pela equipe do Serviço Móvel de Urgência (Samu). O projeto prepara os moradores para o enfrentamento das questões de saúde mental, intervenção em crise, comunicação terapêutica, promoção do bem-estar emocional, redução do estigma e encaminhamentos adequados a apoios especializados.

Para a Prefeitura de Lages, investir em programas de prevenção e cuidado é fundamental para a melhoria da saúde pública. “Priorizar ações estruturais, capacitação de equipes e parcerias com a comunidade amplia o alcance dos atendimentos, fortalece a prevenção e promove o bem-estar de toda a população”, afirma a Secretária da Saúde, Susana Zen.

Durante o evento, o coordenador do Samu, Waldemir Ricardo da Silva, ressaltou a importância do cuidado com a saúde mental na atualidade. “A colaboração entre o Grupo Viva Bem e o Samu amplia as possibilidades de atendimento, oferecendo aos moradores ferramentas reais para reconhecer sinais de crise, buscar ajuda e manter o equilíbrio emocional”, conclui.

A palestra contou com oficinas práticas de orientações, com foco em minimizar danos à pessoa socorrida até atendimento especializado. A moradora Dalvina Moraes da Silva, participou pela primeira vez do grupo e saiu satisfeita com o encontro. “Saí mais consciente sobre como agir em emergências, como acalmar a vítima e ajudar até a chegada do socorro”, comenta.

Os encontros do Grupo Viva Bem acontecem na Associação de Moradores, uma vez ao mês, com temas sugeridos pelos próprios participantes, buscando promover troca de experiências, atividades colaborativas e apoio mútuo entre os moradores.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!