Notícia no Ato

Terceiro caso de COVID-19 é confirmado em Correia Pinto

Foi confirmado no dia 09/06/2020, um caso de Covid-19. O paciente realizou o teste de RT-PCR, com resultado positivo; e, estava com os sintomas da enfermidade, como, febre, tosse, e dificuldade respiratória, sendo encaminhado para o Centro de Triagem do Covid-19 Tito Bianchini, logo em seguida ao Hospital de referência. A equipe de saúde está monitorando o caso e seus familiares. A confirmação de um outro caso aconteceu com uma pessoa oriunda de um outro estado.Não apresentou sintomas e cumpriu o isolamento domiciliar. Foi monitorado pela equipe de Saúde e seus familiares fizeram o Teste Rápido que resultou negativo. Passado o tempo de Quarentena não necessita mais do isolamento domiciliar. O terceiro caso foi de um paciente que reside em outro estado. Realizou o Teste Rápido em Laboratório Particular sendo o resultado negativo. Tendo o endereço do Cartão SUS desatualizado, seu domicílio consta como se fosse habitante de Correia Pinto. Entretanto não reside no município desde a muitos anos.

 

OUTRAS INFORMAÇÕES:

  1. A)Os casos descartados, ou seja, aqueles que realizaram o exame para COVID-19 e que resultaram negativo são de pacientes que estão apresentando sintomas respiratórios ou de pessoas que tiveram contato com pacientes. Computamos aqui apenas os pacientes que realizaram o exame através da equipe de saúde do município, não sendo computados os testes rápidos realizados na rede privada;
  2. B)Os casos que estão aguardando resultado de exame, ou seja, colheram material para o exame de RT-PCR para COVID-19 e o resultado demora em torno de 72 horas;
  3. C)Os casos monitorados: são de pacientes com sintomas respiratórios ou pessoas que tiveram contato com pacientes. Durante o monitoramento a equipe de saúde faz as orientações necessárias, e solicita o isolamento domiciliar,  monitorando o caso através de visitas ou ligações. Findo o prazo de quarentena e após avaliação médica, o paciente e familiares são liberados do isolamento domiciliar, e não são mais considerados como monitorados.

Lembramos que, cada caso é avaliado por um médico e que durante os cinco primeiros dias de sintomas respiratórios é colhido material para o exame de RT-PCR (que detecta o vírus) e o resultado demora 72 horas. Já o teste rápido deve ser feito após o sétimo dia e detecta os anticorpos, sendo que seu resultado demora em torno de 20 minutos. Os exames de COVID-19 estão sendo feitos conforme pedido médico e que atendam os protocolos da Secretaria Estadual de Saúde e do Ministério da Saúde.

A orientação da Secretaria de Saúde é a utilização da máscara corretamente, a limpeza das mãos com água e sabão ou álcool em gel 70% e evitar aglomerações de festas bem como evitar receber visitas de pessoas que residam em cidades com alto índice de casos de COVID-19.

As pessoas que necessitam de mais informações e orientações podem ligar ou mandar mensagem para o Celular 24 horas da Secretaria de Saúde: (49) 99143-1036.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário